domingo, 21 de agosto de 2011

Pedro, tu me amas?


Muitas vezes proclamamos por meio de palavras , louvores que amamos a Jesus as vezes até mais do que os outros, como disse Pedro, que se todos o negassem , ele porém não o negaria....por ter uma fé vacilante Pedro negou e negou por 3 vezes...
Então, Jesus perguntou para Pedro "3 VEZES" também, se ele o amava (João 21: 15 a 18).
Jesus, nestas perguntas tenta curar estas feridas de Pedro, mexendo no âmago do seu ser, ao confrontá-lo com esta “profunda pergunta”: TU ME AMAS???
Há três palavras no grego que designam "o amor", e são elas: AGAPEO (ou Ágape); PHILEIS (Fileos) e EROS (Eros).
Ágape significa: Amor sacrificial; amor que se doa; amor que se entrega sem reservas, ao ponto de morrer por amor.
Fileo significa: Amor de amizade; amor que ama com restrições; amor que pode cessar de acordo com as circunstâncias.
Eros (fora de questão) significa: Amor sexual; amor de homem para com uma mulher; amor carnal, relacionado à paixões carnais.
No versículo 15, Jesus Pergunta a Pedro:
- Pedro, tu me amas com amor Ágapao (Ágape)? Ou seja, seria como Jesus estivesse perguntando: Está pronto para morrer por mim? Está pronto para dar a vida pelo Evangelho e por amor às minhas ovelhas?
Pedro responde:
- Senhor, Eu te amo (FILEO); te amo com restrições; te amo com um amor amigo; não amo a ponto de morrer por ti e pelas ovelhas (almas).
Jesus então, percebe que Pedro, mesmo após negá-lo 3 vezes, ainda não havia entendido o Amor de Cristo em sua plenitude ÁGAPE; e volta a perguntar então a Pedro:
- Tu me amas (AGAPAO) Pedro? Ou seja, Pedro, você me ama ao ponto de se morrer de amor por mim, e pelas minhas ovelhas?
Pedro novamente responde:
-Senhor, Eu te amo (FILEO); te amo com restrições; te amo com um amor amigo; não ao ponto de morrer por ti.
Na terceira vez, Jesus torna a perguntar, pois Pedro ainda não responde com amor "ÁGAPE". Só que desta vez, Jesus percebe que Pedro ainda era muito vacilante, e aí, desiste de lhe perguntar sobre o AMOR ÁGAPE, e lhe dirige a pergunta, usando a palavra "FILEO".  
- Pedro, tu me amas (FILEO)?
Isto entristece a Pedro, pois Pedro percebe que Jesus não mais usou a palavra "ÁGAPE", aí ele responde:
- Senhor, tu sabes de todas as coisas, tu sabes que eu te amo (FILEO). Ou
seja, seria como se Pedro estivesse dizendo: "Senhor, tu sabes que a minha fé ainda é te amar com amor "amigo" e não sacrificial.
Daí, a resposta de Jesus, no versículo 18:
18 Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras.
19 E disse isto, significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isto, disse-lhe: Segue-me.
Ou seja, Jesus mostra a Pedro, que ele querendo ou não, quando ele amadurecesse na fé, e estivesse mais velho, iria morrer martirizado por amor (ÁGAPE) ao Evangelho.
Eis aí, após esta exposição, o quanto pesa a resposta desta sua pergunta...
Muitas vezes dizemos que amamos a Jesus, mas na hora de provarmos o nosso amor o negamos como fez Pedro....se me amardes, guardareis os meus mandamentos João 14.15, será que estamos cumprindo a ordem do Senhor, quantas vezes visitamos os necessitados?quantas vezes abrimos mão do nosso conforto pra ajudar alguém?
Por que tive fome e me deste de beber... adoecí e me visitaste...sempre que fizeste a um destes meus irmãos... a mim me fizeste Mateus 25.34-40, quando fazemos essas coisas além de provarmos que somos seus discípulos ouviremos o Rei dizer: -Vinde benditos de meu Pai, possui por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.

Pedro ao entender isso fortaleceu a sua fé e entregou a sua vida a serviço do Reino de Deus, será que "eu " estou disposta a isso? A amar como Cristo me amou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário