sábado, 27 de agosto de 2011

A arte de contar histórias


“Contar histórias é uma arte. Uma arte muito antiga. O contador de histórias sempre ocupou um lugar de honra nas sociedades primitivas e na Idade Média. Ele era tão desejado, solicitado e bem-vindo que conseguia ir para qualquer lugar que quisesse. 
É por isso que não há exagero nenhum em dizer que quando uma história é bem contada ela marca profundamente a alma do ouvinte.” (Baú do professor, p.39,vol. 5/manual)


E por falar em marcar a alma do ouvinte, temos o privilégio de conhecer o melhor, o maior contador de histórias e mestre no ensino – Jesus Cristo, que tem marcado de forma sobrenatural muitas vidas através dos tempos.
É importante lembrarmos que como filhos de Deus e seus servos, temos o papel não somente de conquistar os pequeninos com métodos eficazes  como a exemplo, a contação de  histórias, mas devemos também usar os métodos e técnicas como meios para o  ensino da verdade – a Palavra de Deus – a qual tem poder libertador, vivificador e transformador.
A Bíblia contém diversos registros que nos mostram os métodos simples, mas maravilhosamente eficientes, utilizados pelo Mestre Jesus, para marcar as almas.

Jesus  usou diversos meios para mostrar aos discípulos e as pessoas que O seguiam, quão fácil era a Palavra de Deus de ser ensinada, aprendida e praticada. (Mateus 13.3-33). Simplificando o entendimento daqueles que O ouviam, usando acontecimentos corriqueiros.

Ao ilustrar e visualizar um ensino, Jesus abria as portas do entendimento, para que  seus ouvintes enxergassem a verdade ensinada naquilo que era visto e conhecido. (Lucas 15.4-32 a ovelha perdida). Ele utilizou uma criança para ensinar a humildade; lírios para ensinar o cuidado de Deus. Jesus não se deixava desviar do seu objetivo: ENSINAR. (Lc.10.25-37. Bom samaritano).

Jesus considerava uma parábola como um método de ensino importante, e muitas vezes usava situações da vida real como oportunidades para ensinar verdades espirituais (Mt. 12:1-8. Jesus e o sábado). Ele usava o concreto para ensinar o abstrato, que ajudavam os ouvintes a compreenderem conceitos difíceis. ( Jo. 3.8)

O ensino de Jesus era vivo, empolgante, atraente e claro. Portanto, seja como Ele, um fascinante contador de histórias e ensinador da Palavra de Deus. Produza frutos eternos nas vidas das crianças. Deus quer usá-lo para formar caráter cristão fundamentado em Sua Palavra. Você pode mostrar às crianças diversos meios para que compreenda os ensinos contidos nas histórias.

A receita para se tornar um bom contador de histórias é: conhecer as histórias, ler bastante, ler tudo; Preparar a história que será contada; expressar sentimentos bons, ter um coração cheio de amor, ter bons ouvidos, bons olhos;utilizar bem a voz, ter uma língua bem desenrolada; Ter um par de olhos brilhantes, olhar nos olhos das crianças; Ser expressivo com o corpo, com as mãos; Ser bom de improviso, ter uma cabeça cheia de idéias pois, de vez em quando o contador de história é pego de surpresa; Proporcionar um clima agradável; Movimentar-se e ter ritmo; Apreciar e Utilizar repertórios musicais diversificados; utilizar um instrumento musical.

EXERCÍCIOS PRÁTICOS


1. Sentimentos
2. Voz
3. Olhar
4. Expressão corporal
5. Ritmo

VESTINDO O CONTADOR DE HISTÓRIAS
Chapéu, capa, xale, avental, saia, colete, roupa típica, etc.

ACESSÓRIOS DO CONTADOR DE HISTÓRIAS
Malas, bolsas, caixas, baús, etc.

TIPOS DE HISTÓRIAS 
Missionárias – histórias relacionadas a missões.

Objetivas – específicas para uma determinada ocasião; para ensinar sobre conduta, moral, etc.

Bíblicas evangelísticas – que contém a mensagem da salvação

Bíblicas de crescimento – que contém verdades bíblicas aplicadas à vida da criança e desafios práticos, visando seu crescimento espiritual.

Ilustrações – histórias que visualizam uma situação prática, sendo verídicas ou não (faz-de-conta, inventadas).

Historietas – pequenas histórias relacionadas ao tema ou ensino proposto, etc.

Outras: contos, fábulas, lendas, etc...


PREPARANDO A HISTÓRIA QUE SERÁ CONTADA

Faça um esquema contendo as seguintes informações:

1. Início da história

Tempo

Lugar

2. Personagens principais

3. Personagens secundários

4. Situação Inicial

5. Desenvolvimento – fatos e clímax da história

6. Eventos dramáticos – problemas, soluções, desafios

7. Situação final

Viaje na história antes de contá-la:

1. Sobre o lugar:

Pesquise e encontre fotos ou gravuras sobre o local onde se passa a história

2. Sobre os personagens:

Pesquise e trace o perfil físico e psicológico dos personagens

3. Sobre os acontecimentos:

Divida a história em blocos e marque as palavras-chave de cada evento;

Entenda o ritmo da história como se estivesse ouvindo uma música clássica.

4. Escolha a forma e os recursos que você poderá utilizar para contar a história.

Prepare o ambiente para a hora do conto:

Escolha o local. O local deve ser agradável, tranqüilo e bem aconchegante, seja aberto ou fechado.

Coloque tapetes, almofadas e um som no ambiente (escolha músicas relacionadas à história).

RECURSOS PARA CONTAR AS HISTÓRIAS

Livros, fantoches, palco, teatro de sombras, retroprojetor, sucatas e outros objetos, flanelógrafo, marionetes, gravuras ou álbum sanfonado; álbum seriado; maquete, dramatização; máscaras; cineminha; radionovela; telejornal; etc,

Todos estes recursos fazem parte do mundo infantil. Quando a criança aprende por meio daquilo que lhe é conhecido, o ensino se torna mais vivo e fácil de ser praticado e mais difícil de ser esquecido. No entanto, por mais eficazes e atraentes que possam ser os recursos utilizados, eles nunca deverão ser o centro. Os recursos não podem substituir o que é mais importante – o ensino da Palavra de Deus. (Mateus 4,4)
“Ornamente o seu prato, mas lembre-se de que a comida é o ponto principal a ser considerado e não a ornamentação.” Spurgeon

Fonte:
acaokidstatyamaral.blogspot.com

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