♥ ETAPAS IMPORTANTES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL:
► Com 01 mês:
• Levanta o queixo.
• Mantêm as mãos fechadas.
• Olha indefinitivamente
. Olha o rosto das pessoas que o observam.
• Fixa o olhar na luz.
• Emite sons guturais.
► Com 02 meses:
• Levanta o tórax.
• Movimenta braços e pernas.
• Olhar acompanha objetos e pessoas em movimento.
• Sorriso social quando recebe atenção.
• Olhar se demora no horizonte.
► Com 03 meses:
• Rola da posição de lado para a de costas.
• Olha em todas as direções.
• Não fixa atenção por muito tempo.
• Tenta pegar objetos.
• Sorri.
• Emite sons de vogais.
• Sustenta a cabeça.
► Com 04 meses:
• Senta com apoio e mantêm a cabeça firme.
• Mãos abertas.
• Olha imediatamente um objeto que se move.
• Murmura e ri alto.
• Brinca com as mãos e roupas.
• Reconhece a mamadeira.
• Começa a levar objetos à boca.
• Tende a rolar.
► Com 05 meses:
• Quando sentado mantêm a cabeça ereta e firme.
• Se sentado, apanha objetos
• Reconhece as pessoas.
• Pode estranhar estranhos.
• Sorri ao se ver no espelho.
• Emite gritos.
• Preensão precária.
► Com 06 meses:
• Permanece sentado com o tronco ereto, se tiver apoio.
• Gosta de balançar objetos.
• Agarra objetos com as mãos.
• Gosta de olhar no espelho.
• Estende os braços para os pais e pessoas que gosta.
• Quando deitado segura os pés e brinca com os dedos levando à boca.
► Com 07 meses:
• Senta-se com apoio e permanece ereto por pouco tempo.
• Segura um objeto em cada mão.
• Passa objetos de uma mão para outra.
• Sacode chocalho.
• Vocaliza sons e escuta a própria voz.
• Brinca com os pés.
• Aceita alimentos sólidos e estranha pessoas não conhecidas.
► Com 08 meses:
• Sentado, permanece ereto, porém inseguro.
• Levanta-se com ajuda.
• Emite sons e parece gostar de ouvir a própria voz.
• Pronuncia sílabas simples.
• Morde e chupa os brinquedos.
• Busca com insistência os brinquedos fora de seu alcance.
► Com 09 meses:
• Pode começar a engatinhar.
• Senta-se firme sem apoiar.
• Explora e manipula objetos.
• Vocaliza sílabas repetidas.
• Troca sorrisos, atende ao seu nome e ao não.
• Leva à boca e morde tudo que apanha.
• Mantêm-se em pé apoiado.
• Come bolacha; segura a mamadeira.
► Com 10 meses:
• Permanece sentado firme por tempo indeterminado.
• Engatinha.
• Levanta-se sozinho com apoio.
• Começa a soltar os objetos.
• Vocaliza dá-dá, mã-mã, uma ou duas palavras.
• Faz adeus e bate palmas.
• Tende comer sem ajuda, com colher.
• Atende ao seu nome e ao não.
• Faz brincadeiras simples como esconde-esconde.
► Com 11 meses:
• Anda com ajuda.
• Pronuncia uma ou outra palavra.
• Compreende o som de algumas palavras.
• Repete palavras.
• Estende o brinquedo para outra pessoa, em geral sem soltar.
• Bebe um pouco de água já da xícara.
►Com 12 a 15 meses:
• Começa a andar sozinho.
• Anda cambaleante.
• Gosta de atividades, de andar.
• Coopera ao vestir.
• Reconhece o nome de pessoas conhecidas.
• Quando se vê no espelho, vocaliza.
• Brinca sozinho e já tem objetos favoritos.
• Repete algumas palavras.
• Fica de pé sozinha
. Dá alguns passos sozinhos, com todas as articulações flexionadas, sem direção definida
. Vai da posição deitada à de pé, sem apoio.
• Solta facilmente
. Come sozinho, mas desperdiça boa quantidade
. Preensão palmar cruzada.
• Constância formal.
• Constrói torres de dois blocos (cubos de 2,5 cm).
• Pára de levar as coisas à boca.
• Primeira palavra pronunciada corretamente
. Não baba mais.
• Reage ao seu próprio nome
. Compreende que todas as coisas e todas a pessoas têm nomes.
• Estende as pernas quando esta sendo vestida.
• Emprega a mão dominante com mais freqüência.
► Com 15 a 18 meses:
• Caminha bem sozinho.
• Começa a correr, cambaleante.
• Senta-se sozinho em cadeira infantil.
• Sobe e desce com ajuda, ou sé engatinhando.
• Tem mímica muito expressiva.
• Esforça-se para chutar a bola.
• Desenha um traço.
• Vira folhas do livro: 2 ou 3 por vez.
• Gosta de puxar e empurrar brinquedos.
• Constrói uma torre com três cubos.
• Com só, deixando cair.
• Pronuncia cerca de dez palavras e indica desejos nomeando objetos.
• Mostra o nariz, os olhos, o cabelo.
• Imita varrer, ler jornal.
• Compreende ordens e pedidos simples.
• Pode iniciar uso do piniquinho.
• Começa a testar os limites que lhe são impostos
. Sobe escadas.
• Caminha com os pés separados.
• Bebe na caneca sozinha.
• Frases de uma palavra.
• Localiza rapidamente os sons
. Compreende algumas frases simples.
• Compreende onde a bola foi quando ela rola para fora de seu campo visual.
► Com 18 a 24 meses:
• Corre bem.
• Chuta a bola.
• Atira a bola com a mão.
• Constrói torres de 4 a 7 cubos (sete cubos com 24 meses).
• Alinha cubos
. Vira páginas de uma a uma.
• Imita traços verticais e circulares.
• Coloca blocos em um tabuleiro, indiscriminadamente.
• Identifica 3 a 5 desenhos.
• Começa a cortar com tesoura.
• É demorado às refeições e ainda brinca com a comida.
• Abre armários, tira objetos das gavetas.
• Acompanha com gestos o que ouve e vê.
• Reconhece-se no espelho.
• Canta (atrapalhado).
• Dramatiza situações simples com bonecos.
• Negativismo acentuado.
• Tem senso de posse.
• Refere-se a si mesmo pelo nome.
• Veste peça simples.
• Compreende perguntas.
• Faz brincadeiras paralelas.
• Desce escada engatinhando para trás.
• Sobe escada de pé, sozinha, segurando no corrimão
. "Corre" desajeitadamente.
• Caminha lateralmente
. Caminha para trás
. Chuta uma bola
. "Salta" desajeitadamente, quando segura por ambas as mãos.
• Come com uma colher
. Arremessa, mais sem direção definida.
• Vira as figuras da maneira correta, de cabeça para cima.
• Imagina coisas que não pode ver.
• Ajuda a despir-se.
• Leva a mão a um lugar dolorido.
• Balbucia, imitando o tom e ritmo da mãe
. Repete sons.
• Frases de duas palavras.
• Compreende frases curtas
.Localiza sons em outra sala.
• Aponta para algumas partes do corpo.
• Consegue associar banheiro/defecação, banheiro/micção.
• Levanta o queixo.
• Mantêm as mãos fechadas.
• Olha indefinitivamente
. Olha o rosto das pessoas que o observam.
• Fixa o olhar na luz.
• Emite sons guturais.
► Com 02 meses:
• Levanta o tórax.
• Movimenta braços e pernas.
• Olhar acompanha objetos e pessoas em movimento.
• Sorriso social quando recebe atenção.
• Olhar se demora no horizonte.
► Com 03 meses:
• Rola da posição de lado para a de costas.
• Olha em todas as direções.
• Não fixa atenção por muito tempo.
• Tenta pegar objetos.
• Sorri.
• Emite sons de vogais.
• Sustenta a cabeça.
► Com 04 meses:
• Senta com apoio e mantêm a cabeça firme.
• Mãos abertas.
• Olha imediatamente um objeto que se move.
• Murmura e ri alto.
• Brinca com as mãos e roupas.
• Reconhece a mamadeira.
• Começa a levar objetos à boca.
• Tende a rolar.
► Com 05 meses:
• Quando sentado mantêm a cabeça ereta e firme.
• Se sentado, apanha objetos
• Reconhece as pessoas.
• Pode estranhar estranhos.
• Sorri ao se ver no espelho.
• Emite gritos.
• Preensão precária.
► Com 06 meses:
• Permanece sentado com o tronco ereto, se tiver apoio.
• Gosta de balançar objetos.
• Agarra objetos com as mãos.
• Gosta de olhar no espelho.
• Estende os braços para os pais e pessoas que gosta.
• Quando deitado segura os pés e brinca com os dedos levando à boca.
► Com 07 meses:
• Senta-se com apoio e permanece ereto por pouco tempo.
• Segura um objeto em cada mão.
• Passa objetos de uma mão para outra.
• Sacode chocalho.
• Vocaliza sons e escuta a própria voz.
• Brinca com os pés.
• Aceita alimentos sólidos e estranha pessoas não conhecidas.
► Com 08 meses:
• Sentado, permanece ereto, porém inseguro.
• Levanta-se com ajuda.
• Emite sons e parece gostar de ouvir a própria voz.
• Pronuncia sílabas simples.
• Morde e chupa os brinquedos.
• Busca com insistência os brinquedos fora de seu alcance.
► Com 09 meses:
• Pode começar a engatinhar.
• Senta-se firme sem apoiar.
• Explora e manipula objetos.
• Vocaliza sílabas repetidas.
• Troca sorrisos, atende ao seu nome e ao não.
• Leva à boca e morde tudo que apanha.
• Mantêm-se em pé apoiado.
• Come bolacha; segura a mamadeira.
► Com 10 meses:
• Permanece sentado firme por tempo indeterminado.
• Engatinha.
• Levanta-se sozinho com apoio.
• Começa a soltar os objetos.
• Vocaliza dá-dá, mã-mã, uma ou duas palavras.
• Faz adeus e bate palmas.
• Tende comer sem ajuda, com colher.
• Atende ao seu nome e ao não.
• Faz brincadeiras simples como esconde-esconde.
► Com 11 meses:
• Anda com ajuda.
• Pronuncia uma ou outra palavra.
• Compreende o som de algumas palavras.
• Repete palavras.
• Estende o brinquedo para outra pessoa, em geral sem soltar.
• Bebe um pouco de água já da xícara.
►Com 12 a 15 meses:
• Começa a andar sozinho.
• Anda cambaleante.
• Gosta de atividades, de andar.
• Coopera ao vestir.
• Reconhece o nome de pessoas conhecidas.
• Quando se vê no espelho, vocaliza.
• Brinca sozinho e já tem objetos favoritos.
• Repete algumas palavras.
• Fica de pé sozinha
. Dá alguns passos sozinhos, com todas as articulações flexionadas, sem direção definida
. Vai da posição deitada à de pé, sem apoio.
• Solta facilmente
. Come sozinho, mas desperdiça boa quantidade
. Preensão palmar cruzada.
• Constância formal.
• Constrói torres de dois blocos (cubos de 2,5 cm).
• Pára de levar as coisas à boca.
• Primeira palavra pronunciada corretamente
. Não baba mais.
• Reage ao seu próprio nome
. Compreende que todas as coisas e todas a pessoas têm nomes.
• Estende as pernas quando esta sendo vestida.
• Emprega a mão dominante com mais freqüência.
► Com 15 a 18 meses:
• Caminha bem sozinho.
• Começa a correr, cambaleante.
• Senta-se sozinho em cadeira infantil.
• Sobe e desce com ajuda, ou sé engatinhando.
• Tem mímica muito expressiva.
• Esforça-se para chutar a bola.
• Desenha um traço.
• Vira folhas do livro: 2 ou 3 por vez.
• Gosta de puxar e empurrar brinquedos.
• Constrói uma torre com três cubos.
• Com só, deixando cair.
• Pronuncia cerca de dez palavras e indica desejos nomeando objetos.
• Mostra o nariz, os olhos, o cabelo.
• Imita varrer, ler jornal.
• Compreende ordens e pedidos simples.
• Pode iniciar uso do piniquinho.
• Começa a testar os limites que lhe são impostos
. Sobe escadas.
• Caminha com os pés separados.
• Bebe na caneca sozinha.
• Frases de uma palavra.
• Localiza rapidamente os sons
. Compreende algumas frases simples.
• Compreende onde a bola foi quando ela rola para fora de seu campo visual.
► Com 18 a 24 meses:
• Corre bem.
• Chuta a bola.
• Atira a bola com a mão.
• Constrói torres de 4 a 7 cubos (sete cubos com 24 meses).
• Alinha cubos
. Vira páginas de uma a uma.
• Imita traços verticais e circulares.
• Coloca blocos em um tabuleiro, indiscriminadamente.
• Identifica 3 a 5 desenhos.
• Começa a cortar com tesoura.
• É demorado às refeições e ainda brinca com a comida.
• Abre armários, tira objetos das gavetas.
• Acompanha com gestos o que ouve e vê.
• Reconhece-se no espelho.
• Canta (atrapalhado).
• Dramatiza situações simples com bonecos.
• Negativismo acentuado.
• Tem senso de posse.
• Refere-se a si mesmo pelo nome.
• Veste peça simples.
• Compreende perguntas.
• Faz brincadeiras paralelas.
• Desce escada engatinhando para trás.
• Sobe escada de pé, sozinha, segurando no corrimão
. "Corre" desajeitadamente.
• Caminha lateralmente
. Caminha para trás
. Chuta uma bola
. "Salta" desajeitadamente, quando segura por ambas as mãos.
• Come com uma colher
. Arremessa, mais sem direção definida.
• Vira as figuras da maneira correta, de cabeça para cima.
• Imagina coisas que não pode ver.
• Ajuda a despir-se.
• Leva a mão a um lugar dolorido.
• Balbucia, imitando o tom e ritmo da mãe
. Repete sons.
• Frases de duas palavras.
• Compreende frases curtas
.Localiza sons em outra sala.
• Aponta para algumas partes do corpo.
• Consegue associar banheiro/defecação, banheiro/micção.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário