quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A mulher samaritana

Jesus e Seus discípulos estavam viajando por Samaria em uma viagem da Judéia à Galiléia. Estavam com calor, cansados, com sede e famintos. Quando chegaram ao poço de Jacó, do lado de fora da cidade de Sicar, Jesus esperou enquanto Seus discípulos foram comprar comida.
Uma mulher samaritana veio ao poço para buscar água. Antes mesmo de conversar com ela, Jesus sabia tudo sobre seus pecados e problemas.
Jesus queria ajudá-la, e disse: - Você pode Me dar água? 
A mulher estava surpresa! 
- O Senhor é um judeu - disse ela.
- Por que está pedindo água a uma mulher samaritana?
Jesus respondeu: 
- Se você soubesse quem sou, Me pediria e Eu lhe daria a água viva. 
Jesus não estava falando sobre água de verdade, mas sobre como o Seu am
or e a Sua maneira de viver poderiam mudar a mulher para sempre. 
As palavras de Jesus não pareceram fazer sentido.

A mulher fez mais algumas perguntas: - O senhor não tem nada para tirar água e o poço é fundo. Como vai me dar a água viva? O senhor é, por acaso, maior que Jacó, que cavou este poço? 
Jesus explicou um pouco mais. Ele queria que ela entendesse que Alguém muito mais poderoso que Jacó estava falando com ela e oferecendo-lhe ajuda. 

- Todo aquele que bebe a água deste poço terá sede novamente. Mas a pessoa que bebe a água que Eu dou nunca mais terá sede. Minha água dará vida eterna à p
essoa que beber dela - falou Jesus. 

A mulher ainda não sabia ao certo sobre o que Jesus estava falando, mas gostou do que estava ouvindo. - Dê-me um pouco de Sua água - disse ela - e nunca mais terei sede de novo. Em vez de dar à mulher o novo estilo de vida sobre o qual estava falando, Jesus a ajudou a mudar seu antigo modo de vida.
Ele disse: 
- Vá, chame seu marido e volte. - Não tenho marido - res
pondeu ela. - Está certo - falou Jesus. - Você não tem marido. Você teve cinco maridos e agora está morando com um homem que não é seu marido. 
A mulher não podia acreditar no que estava ouvindo! Como Ele sabia disso? 

- O senhor deve ser um profeta -disse ela. 

Jesus contou-lhe que Ele era mais que um profeta, era o Messias . 
A mulher es
tava tão emocionada que correu de volta a Sicar e disse a todos com quem encontrou: - Venham ver um homem que disse tudo que já fiz, e não O conheço. Você acha que Ele pode ser o Cristo? 

Os discípulos ficaram surpresos em encontrar Jesus conversando com uma mulher samaritana, mas não Lhe fizeram qualquer pergunta. Apen
as disseram: 
- Mestre, coma alguma coisa. 
Em vez de pegar a comida, Jesus comen
tou: 
- Olhem através dos campos - Ele provavelmente estava vendo o povo de Sicar se apressando para encontrá-Lo depois do que a mulher samaritana contara: 

- Os campos já estão maduros, prontos para a colheita. Não era tempo d
e colher grãos, mas era tempo de "colher pessoas", ou falar-lhes sobre Deus. 

Jesus esperava que Seus discípulos entendessem que Deus queria que eles falassem a todos a verdade sobre Ele. Isso significava falar aos samaritanos também. 
Jesus permaneceu em Sicar por dois dias.
Após ouvi-Lo, muitas pessoas de lá acreditaram que Ele era o Salvador do mundo.



Muitas pessoas da cidade vieram com a mulher para ver Jesus. As pessoas queriam saber o que tinha feito a samaritana ficar tão feliz.As pessoas também queriam ser felizes. Queriam encontrar aquele Homem que não Se importava que elas fossem pessoas diferentes, e que as amava. Convidaram Jesus para ficar com elas E Jesus foi com elas para a cidade e lhes disse quanto Deus as amava. Aquelas pessoas ficaram muito felizes por ouvir sobre o amor de Deus que foram e disseram a outros sobre esse amor.
Jesus disse: “Contem o quanto Deus lhes fez.” Vamos contar aos outros sobre Deus porque queremos que todos saibam de Seu amor. Todos necessitam conhecê-Lo. Vocês podem ajudar as pessoas ao falar-lhes sobre Jesus. Lembrem-se:

AJUDAMOS OS OUTROS QUANDO LHES FALAMOS ACERCA DE JESUS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário