domingo, 21 de agosto de 2011

Davi, um homem segundo o coração de Deus?


Um homem que, entre outros pecados, adulterou e mandou matar o esposo
daquela com quem se envolveu é chamado por Deus de "homem
segundo o meu coração" (1Sm 13.14 e At 13.22). Esta situação
é intrigante e provoca dúvidas. Então, como explicá-la?

Primeiramente, devemos considerar quando e como Deus disse tal coisa. Nos dois textos, Deus estava tratando da questão do reinado de Saul e, através do profeta Samuel, anunciou que já havia escolhido para reinar em Israel um homem que lhe agradava. A expressão "segundo o meu coração" significava um homem que se enquadrasse nos requisitos de Deus para o exercício da função real. Deus sabia que Davi era este homem, pois conhecia o seu coração, sua disposição e sua personalidade. 18:08

Que requisitos seriam estes que, mesmo tendo-os, Davi ainda estaria sujeito às quedas que mais tarde sofreria? O Salmo 51 aponta um deles. Ali, vemos que Davi não era hipócrita, pois conhecia suas falhas, seus limites e sabia quando e o quanto desagradava a Deus com suas transgressões (versículos 1 e 3). Neste processo de reconhecimento da própria miserabilidade, humilhava-se diante do Todo-Poderoso em busca da misericórdia e purificação (v. 7). Foi na sua sinceridade que Davi disse a Natã: "Pequei contra o Senhor", 2Sm 12.13. E esta confissão foi tão sincera (embora o texto a simplifique), que o profeta imediatamente replicou: "Também o Senhor te perdoou do teu pecado; não morrerás". Não obstante o perdão, as consequências daquele pecado foram terríveis para Davi. 21:05 
Além da sinceridade, Davi tinha características de quem adorava a Deus, não somente nos momentos de culto, mas também na prática da vida. Duas situações demonstram isto. A primeira encontra-se em 2 Samuel 23.14-18. O tempo era de guerra e os filisteus acampavam-se em Belém, enquanto Davi estava numa fortaleza, onde desejou beber do poço que estava junto à porta da cidade. Certamente tratava-se da melhor água das redondezas. Sabendo do desejo do rei, três oficiais se arriscaram atravessando o acampamento inimigo, colhendo da água e trazendo-a até Davi. Mas, ao invés de bebê-la, o "homem segundo o coração de Deus" preferiu derramá-la no chão como libação ao Senhor.
Mais tarde, Davi passa por outra experiência que evidencia o valor que tinha para ele um oferta ao Senhor. 21:07
cont.Em 2 Samuel 24.18-24, Davi fora instruído a levantar um altar ao Senhor em terras particulares. Ao chegar com sua comitiva ao lugar indicado, foi recebido pelo proprietário Araúna com todas as honras de um rei. Quando soube do motivo da visita real, Araúna ofereceu gratuitamente o terreno, os animais e todo o material necessário para o holocausto. Entretanto, Davi rejeitou a proposta e, insistindo em pagar o preço de mercado, explicou: "Não oferecerei ao Senhor, meu Deus, holocaustos que não me custem nada".
Em sua onisciência, Deus sabia que Davi cometeria aquele terrível pecado. mas por conhecer o coração do rei, o Senhor sabia também que se arrependeria amargamente e voltaria como filho amado ao colo do Pai. Conforme vimos, este arrependimento ocorreu e, nos últimos dias de Davi, o Senhor o aponta como referencial de conduta agradável aos seus olhos. Em 1 Reis 11.38, Deus cita Davi como alguém que andou pelos seus caminhos, guardando os seus estatutos e mandamentos. 21:08

A Bíblia não faz esforço algum para esconder os fracassos de Davi.Davi, apesar de suas fraquezas, possuía uma fé inabalável na fiel e poderosa natureza de Deus. Foi um homem que viveu com grande prazer. Ele pecou, mas foi rápido em confessar suas falhas. Suas confissões eram de coração, e seu arrependimento genuíno. Nunca negligenciou o perdão de Deus ou tomou sua bênção como uma concessão. Em troca, o Senhor nunca lhe negou seu perdão ou as retribuições de suas ações. Davi experimentou a alegria do perdão mesmo quando teve que sofrer as conseqüências de seus pecados.Nossa tendência é inverter os papéis. Na maioria das vezes preferimos evitar as conseqüências a experimentar o perdão. Embora tenha cometido um grande pecado, Davi deliberadamente não repetiu o mesmo erro. Ele aprendeu com suas falhas porque aceitou o sofrimento que estas lhe trouxeram. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário