sábado, 19 de novembro de 2011

II Timóteo cap.3 vers. 1-9

1-Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.

2-Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,

3-Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,

4-Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,

5-Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

6-Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;

7-Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.

8-E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.

9-Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles.

Resumindo: Timóteo teria que lidar com homens que rejeitariam a verdade de Deus para seguirem os desejos deste mundo. Paulo faz uma lista de seus atributos, destacando seu egoísmo e seu "amor" para tudo aquilo que é contra a vontade de Deus (3:2-4).

Esses homens complicam a vida do servo fiel, pois não somente fazem o errado como também encorajam outros a rejeitarem a verdade. Até parecendo ser espirituais, eles levam sua falsidade às casas dos mais fracos e daqueles que não conseguem distinguir a verdade da mentira (3:5-7).

As maneiras e métodos destes homens não são uma novidade: até mesmo Moisés foi desafiado por homens que agiram assim (3:8-9; veja 2 Pedro 2:5-8; Judas 14-16).

Fonte: A Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário