quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Amai, porém, os vossos inimigos....

Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus. Lucas 6.35

Vejamos o que Jesus nos ensina neste versículo:

1 Um desafio: “…Amai, porém, os vossos inimigos…”

Deus nos ensina a amar. Na Bíblia temos várias determinações para o amor:

Gálatas 5:13 : “…sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor”.

 Pedro 4:8: “Tende, antes de tudo, ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados”.

Iescreve para a Igreja de Roma ele agradece a Priscila e Áquila pelos gestos de amor, de cuidado, de carinho demonstrado Vejamos Rm. 16:4: “…os quais pela minha vida arriscaram a sua própria cabeça; e isto lhes agradeço, não somente eu, mas também todas as igrejas dos gentios.” AMOR FALADO, TEM QUE SER ESCRITO ATRAVÉS DE ATITUDES.

Mas, aqui nesta passagem, Jesus nos ensina a amar a quem não nos ama: os nossos inimigos.

Talvez você diga: “Mas pastor porque eu devo amar a um inimigo? Afinal, é melhor amar um amigo, pois dEle podemos esperar receber algo em troca, um João 2:10: “…Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço.”

NÃO PODEMOS VIVER UM CRISTIANISMO SEM AMOR. Tudo que Jesus nos ensina resume-se ao amor.

O amor de Deus encontra-se em palavras e sentimentos(na Bíblia), mas principalmente nos atos dEle por nós: Ele foi capaz de realizar o ato de oferecer seu único filho na cruz por nós.

Quando Paulo  presente, um cartão, um elogio, carinho, apoio e tantas coisas boas. De um amigo podemos receber afeto, carinho, uma palavra carinhosa. É muito fácil amar um amigo, é fácil amar que nos ama. Afinal, receberemos algo em troca
Jesus manda amarmos nossos inimigos, porque Ele fez isso também por nós. ELE FEZ ISSO POR NÓS.

Romanos 5:10 diz: “….nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho…”.

Deus nos alcançou, nos amou, ainda quando éramos inimigos dEle e de sua graça. Portanto, façamos o mesmo até por aqueles que não expressam o mesmo por nós.

2 Uma ordem: “…fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga…”

Há muitas pessoas que trabalham, em busca de reconhecimento. São pessoas que vivem em busca do reconhecimento.

A palavra de Deus aqui é, ame e procure fazer o bem sem esperar receber algum troco ou pagamento. Não espere receber um elogio em troca, ou reconhecimento, apenas faça o bem.

ILUSTRAÇÃO: José quando era jovem, tinha sido vendido como escravo pelos seus próprios irmãos. Ele tinha todos os motivos do mundo para odiá-los e despreza-los. Mas, veja a reação de José ao ver seus irmãos em Gênesis 45:15: “José beijou a todos os seus irmãos e chorou sobre eles; depois, seus irmãos falaram com ele.”

MORAL: José fez o bem, mesmo tendo recebido o mal, destes antes. Haverão muitos momentos em que pessoas te farão mal, com palavras, atitudes, mas quando chegar a sua oportunidade faça o bem.


Veja o que diz a Bíblia em I Coríntios 4:12: “….nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos;…”.
ILUSTRAÇAO: Em números 12, Arão e Miriã, se levantam contra Moisés. Deus então repreende os dois e castiga Miriã com uma lepra. Eles imploram a Deus para que não sejam mortos. Moisés poderia até amaldiçoá-los ou castigá-los, mas diz: (Números 12:13 ) Moisés clamou ao SENHOR, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures.
MORAL: FAÇA O BEM SEM ESPERAR RECEBER O BEM.
1 Ts 5:15 diz: “Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos.”

3 Uma recompensa:“…será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo…”

Quem faz o bem recebe uma grande recompensa.
Provérbios 13:21 “A desventura persegue os pecadores, mas os justos serão galardoados com o bem.”
Nossa recompensa virá de Deus. Todos os tesouros, tudo que adquirimos neste mundo, permanecerá neste mundo, mas nos teremos uma grande recompensa celestial.
Eclesiastes 8:12 “Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus.

Conclusão:

O amor é a grande arma que você tem para conquistar as pessoas e o mundo.
. Nós estávamos com uma doença mortal, chamada pecado. O pecado mata, é pior que o câncer. Quando nosso pai celestial nos viu nesta situação ele resolveu nos dar a vida, e para isso nos deu a coisa mais valiosa que Ele tinha: Seu próprio Filho.

Sermão pregado pelo Pr Josias Moura de Menezes e adaptado



Nenhum comentário:

Postar um comentário