terça-feira, 8 de novembro de 2011

Assim é a vida...

Assim é a vida...
Bem no princípio foi assim: Um homem solitário a vagar por um jardim, um quê indefinido na alma, algo sem nome, que só mais tarde seria chamado solidão.
Só tem um prazer: dormir.
E dorme tanto, que ao despertar uma manhã, encontra ao lado uma visão sorridente e dengosa que sussurra ao seu ouvido: Adão....
E a emoção do homem foi tanta que sem ter e nem pra quê compôs de improviso o primeiro poema de amor do mundo: carne da minha carne e ossos dos meus ossos
E desde então o colosso que dominava os animais da terra, os peixes do mar e as aves da terra , perdeu a liberdade. Depende um sorriso para ser feliz, de um olhar terno para sorrir também.
Até o privilégio de dormir quando quisesse foi-se. Nem noite sequer esta visão, a que chamou mulher consente.Quando o infeliz começa a cochilar, ela o sacode:
-Adão, esses mosquitos!
E o pobre pensando no dia de amanhã replica:
-Que mosquitos, Eva? Puxe o cortinado.
-Que cortinado Adão?
E o resignado pai dos homens, perdida a esperança de dormir, senta-se na grama e,enquanto emite um bocejo ou outro vai pensando:
Como era bom dormir sem essa voz esganiçada e a me perseguir.
Mas quando ela se cala, assusta-se e afagando a longa cabeleira pergunta:
Que foi ? e murmura com os botões da tanga:
Mal com ela, pior sem ela, afinal tenho a eternidade para dormir.
Através do tempo e do espaço,a história se repete: a solidão, a busca, o encontro, a saudade do tempo que se foi.
Variam os métodos, o local e o tempo.
Houve época em que se media o amor do marido pelo tamanho do galo ou dos galos que a pobrezinha trouxesse a cantar na cabeça.
Países há em que a beldade ( ou a feiura) segue embalada, não em celofane o que seria mais prático, mas em espessos véus para o mercado, onde um respeitável senhor a compra para o seu harém, onde viverá o resto de seus dias voluntariamente quer queira quer não queira ao lado de outras mulheres que conversem mais ou menos assim:
- Você não acha lindo o bigode de nosso marido?
-Eu acho. Mas o que mais me encanta é o seu jeito de mandar que eu lhe descalce as sandálias.
- Pois eu não. Gosto é....
E por aí vão, são mulheres e gostam de falar.
Mas cá entre nós, nesta terra onde um é pouco, dois é bom e três é demais, a coisa se passa assim:
- Alô!
- Alô!
- Querida!
- Querido!
- Vamos casar meu bem?
- Vamos,meu  amor!
Um mês depois
- Não se canse amor, vamos jantar fora.
- Como você é bom queridinho.
Um ano depois
- Vai sair meu bem?
- Vou.
- Não me convida?
- Não quero que você se canse.
- Nem ao menos me chamou de querida?
- Ora o tempo dos adjetivos já passou...
É sempre assim
O velho Adão vingando-se do sossego que Eva lhe roubou
E tudo iria por água abaixo se não chegasse alguém com o sorriso da mamãe e os olhos do papai...
Alguém que estende os bracinhos e num gesto de carinho prova qua a vida de solteiro pode ser uma beleza, mas não tem tanto valor, por que a verdade é que um é pouco,dois é bom, três com o neném é melhor!

Autora: Myrthes Mathias

Nenhum comentário:

Postar um comentário