segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Brincadeiras para crianças/adolescentes

    .Corrida dos sapatos (a partir de 4 anos) Os participantes tiram os sapatos, que serão embaralhados a alguns metros de distância dos participantes. Dá-se o sinal de início, e os participantes devem sair correndo, até encontrarem seus dois pés de sapato, calçando-os seguida. Feito isso, voltam ao ponto de partida. Os participantes que calçarem sapatos trocados, ou não o calçarem direito, serão desclassificados. Quem chegar primeiro a linha de partida vence.
       .Corrida de sacos
       Cada corredor deverá entrar em um saco, que será bem preso a sua        cintura, e tentar correr, ou melhor, pular até a linha de chegada.        Vence aquele que chegar primeiro.

       .Dança das Cadeiras
Você precisa ter uma cadeira a menos do número das pessoas que estiverem brincando. Por exemplo, se forem 5 crianças, deve-se ter 4 cadeiras.
Coloque uma música animada,as crianças andam dançado ao redor das cadeiras,quando a música parar elas devem correr e tentar sentar,quem não conseguir, sai da brincadeira.
Conforme as crianças vão saindo,deve-se tirar também uma cadeira, ou seja, se iniciou com 5 crianças e 4 cadeiras, assim que a primeira criança sair tira-se mais uma cadeira,ficando 4 crianças e 3 cadeiras e assim sucessivamente, até que só reste uma cadeira e o vencedor.
 

       Dentro e fora
Dispor de bambolês no chão, um para cada participante, cada vez que o condutor falar dentroa acriança dve pular dentro do bambolê e quando gritar fora as crianças pulam fora, é uma variante da brincadeira seguinte:

  • Morto-Vivo
    IDADE = A partir dos 4 anos
    MATERIAL = Nenhum
    ATIVIDADE O condutor irá dispor as crianças enfileiradas na horizontal, cada vez que o condutor falar MORTO, as crianças devem se agachar e quando ele falar VIVO eles devem se levantar, o condutor deverá ir falando cada vez mais rápido para que as crianças se confundam, quem errar sairá da brincadeira até que fique apenas o vencedor, depois a brincadeira recomeça novamente.

  • Corrida de um pé só
    IDADE = A partir dos 4 anos
    MATERIAL = Nenhum
    ATIVIDADE
    O condutor deverá traçar duas retas paralelas, porém a uma boa distância (de acordo com a idade), uma será a largada e a outra a chegada. Os participantes deverão ficar atrás da reta de largada e deverão chegar até a reta de chegada correndo com um pé só (como um saci). Ganhará a criança que ultrapassar a reta de chegada primeiro.

  • Corrida com ovo na colher
    Cada participante terá que correr até a linha de chegada equilibrando, na boca, uma colher com um ovo cozido. O participante que derrubar o ovo será desclassificado.

  • Estátua
    Para essa brincadeira é bom ter mais de 3 pessoas.
    Você vai precisar de um aparelho de som.
    Todos os jogadores fazem um círculo e um fica como o mestre, controlando o som.
    Quando o mestre quiser ele abaixa o volume e diz "estátua"!
    Os jogadores devem ficar em posição de estátua, sem se mexer e o mestre vai tentar fazer caretas e brincadeiras para ver quem se mexe primeiro.
    Não vale fazer cócegas.
    Quem se mexer ou rir espera até que sobre somente um para reiniciar a brincadeira

    . Amarelinha de bambolê
    . Pular elástico
    . Estoura balão É dado um balão vazio a cada criança e elas começam a encher e quem estourar primeiro vence. .Corrida do bambolê Duas crianças ficam paradas a uma certa distância, para receber o bambolê enquanto a outra correrá para levar o bambolê ( a criança parada fica dentro do bambolê) Vence quem levar todos os bambolês primeiro.


          Elefantinho Colorido
            Azul, vermelho, verde, amarelo...
           Qualquer objeto com essas cores se transforma em pique.
           A atividade exige atenção e agilidade para correr e não ser pego.
          - IDADE A partir de 4 anos.
          - LOCAL Ambiente espaçoso e colorido.
          - PARTICIPANTES: No mínimo
três.
          -COMO BRINCAR: Uma criança é escolhida para comandar. Ela fica na frente das demais e     diz: “Elefantinho colorido!” O grupo responde: “Que cor?” O comandante escolhe uma cor e os demais saem correndo para tocar em algo que tenha aquela tonalidade.
Vale se a cor pedida estiver na roupa de alguém. Se o pegador encostar em uma criança antes de ela chegar à cor, é capturada. O comandante tem de escolher uma cor que não está num local de fácil acesso para dificultar o trabalho dos demais.
Vence a brincadeira quem não for pego.









Nenhum comentário:

Postar um comentário