segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Dinâmica para encontro de casais evangélico

Dinâmica nº1

Complete o versículo:

Escolhe-se alguns casais e pede pra eles completarem o versículo: o casal que completar o maior número de versículos corretamente vence a brincadeira.
Sugestão de versículos:
As muitas águas não poderiam....Cant 8.7
Beije-me ele com os beijos....Cant 1 .2
Vós maridos, amai a vossas mulheres...Ef 5.25
Vós mulheres estejam sujeitas a .....Ef 5.22
...porém eu e a minha casa....Js 24.15
Crê no Senhor Jesus e ....At 16.31
O amor é paciente...1 Co 13.4
Igualmente vós maridos , coabitai com elas com entendimento 1Pe 3.7
Portanto deixará o homem seu pai e ....Gn 2.24

*Uma variação dessa brincadeira é pedir pra eles encontarem o versículo na Bíblia, o orador diz o versículo e o casal que encontrar primeiro lê, o casal que encontar mais referências primeiro vence a brincadeira.

Dinâmica nº 2

Coração quente

Faz uma caixa em formato de coração, coloca dentro algumas perguntas sobre alguns casais da Bíblia e o orador escolhe ou sorteia alguns casais para participarem, então canta-se algumas músicas de preferência sobre casais e na mão de quem estiver o coração quando parar a música o casal pega uma pergunta de dentro da caixa e responde no final quem tiver respondido mais e certo é claro vence a brincadeira!

Exemplo de perguntas:

Qual o nome da esposa de Moisés?
R: Zípora, Êxdo 2.21
Qual o nome do homem que se casou com a sua tia?
R: Anrão, pai de Moisés Êxodo 6.20
Quem foi o primeiro homem na Bíblia a se casar com sua irmã?
R: Abraão, Gênesis 20.12
Que casal foi morto ao mentir a Deus?
Ananias e Safira, Atos 5. 10
Que mulher disse ao seu marido: Dá-me filhos senão morro?
R:Raquel, Gênesis 30.1
Que casal subia de ano em ano para sacrificar e adorar ao Senhor em Siló?
R: Elcana e Ana, 1 Samuel 1.7; 2.19
Que esposa desprezou o marido em seu coração?
R: Mical, 2 Samuel 6.16
Que casal fazia culto em sua casa e era amigo de Paulo ?
R: Priscila e Áquila, 1Corintios 16.19
Qual o nome do homem acusado por sua esposa de derramar sangue?
R: Moisés, Êxodo 4.24 e 25
Qual foi a mulher que colocou uma imagem na cama de seu marido?
R: Mical, 1 Samuel 19 .13-16
Qual a mulher que pediu um presente a seu pai antes do seu casamento?
R:Acsa, Juízes 1. 13-15

Dinâmica nº 3

Corrida a dois

Texto para meditar: Eclesiastes 4.9 e 10- É melhor ter companhia do que estar sozinho...

Objetivo: Refletir sobre a importância do casal caminhar junto numa mesma direção.

Material: Barbante ou fita e cadeiras

Desenvolvimento:

Dispor as cadeiras em círculo e duas a duas as cadeiras devem estar amarradas com o barbante ou fita, ficando visível a identificação das cadeiras que estão amarradas.Cada casal deverá sentar lado a lado nas cadeiras que estão unidas, o esposo e a esposa deverão permanecer de mãos dadas o tempo todo.
Um casal estará em pé no meio do círculo sem cadeira para sentar e eles darão o sinal para iniciar a brincadeira, inicia uma música e todos devem mudar de lugar enquanto isso o casal quee stava no meio tenta encontar um lugar pra sentar, sai da brincadeira quem sobrar e assim continua como a brincadeira da dança das cadeiras só que com as mãos dadas o tempo todo, se soltar as mãos o casal  que soltar também sai da brincadeira, vence o casal que conseguir ficar sentado no último par de cadeiras.

Reflexão:

Andar juntos é dificil? Por que?  Que dificuldades encontraram? O que fizeram para permanecer unidos?


Dinâmica nº 4

Troca de alianças

Texto para meditar: Gênesis 31.44- Façamos agora eu e você um acordo...

Objetivo: Relembrar o dia em que trocaram aliança

Material: Lápis sem ponta e todos do memso tamanho de acordo com o número de participantes e anel se necessário.

Desenvolvimento: Cada participante receberá um lápis e tanto o esposo quanto a esposa deverá colocar o lápis na boca prendendo-o entre os lábios, cada esposo entregará sua aliança para sua esposa que colocará no lápis preso a sua boca, cada esposa deverá está distante do seu esposo alguns metros,ao sinal do orador a esposa correrá até o esposo equilibrando a aliança no lápis e passará a aliança para o lápis do esposo sem o auxilio das mãos
Ganha o casal que conseguir realizar primeiro a troca de alianças.

Sugestão: Pode ser feita a mesma atividade com os esposos.
quem não tiver aliança pode usar um anel

Reflexão: Há quanto tempo estão casados?Vocês usam aliança? Por que?O que significa a troca de alianças? Aconteceu algo engraçado na troca de alianças?

Dinâmica nº5

Batom X Gravata

Texto para meditar: Gênesis 2.18 -  Então o Senhor Deus declarou: Não é bom que o home esteja só...

Objetivo: Vivenciar a execução de uma atividade de seu cônjuge

Material: Batons vermelhos e gravatas

Desenvolvimento: Cada esposo deve passar batom vermelho na esposa, em seguida cada esposa deve colocar a gravata no seu esposo e fazer o nó, ganha o casal que melhor fizer as duas tarefas.

Reflexão: O que você sentiu ao fazer a tarefa de seu cônjuge? Qual foi a dificuldade encontrada? Houve algum tipo de orientação?

Dinâmica nº6

Minha princesa

Texto para meditar: Cantares 7.1a -  Como são lindos tes pés calçados.....

Objetivo: Proporcionar um momento de descontração, identificando o calçado do cônjuge.

Material: os sapatos dos cônjuges

Desenvolvimento: Os esposos e as esposas deverão estar separados, depois as esposas deverão tirar o sapato e colocá-los em lugar afastado, todos os calçados deverão estar misturados , então os esposos deverão encontar o calçado das esposas e calçá-las.
O casal não poderá se comunicar nessa atividade, vence o casal que calçar primeiro.
Uma variação é fazer a brincadeira com ambos , os dois tiram os sapatos e os das esposas são embaralhados pra um lado e os dos esposos para o outro, só depois que o esposo calçar a esposa é q ela poderá identificar o calçado do esposo e calçá-lo.

Reflexão: Como conseguiu identificar o calçado do cônjuge? Quem não conseguiu o que sentiu? Você se considera atento ou distraído para com o que o seu cônjuge veste? Como foi não poder se comunicar?


As brincadeiras nº 3, 4, 5 e 6 foram  retiradas do livro Dinâmicas, jogos, brincadeiras para casais.

 Dinâmica nº7


Uma só carne


Texto para meditar: Gênesis 2.24 - ...deixará o homem seu pai....e serão ambos uma só carne.


 Material: Massa de modelagem (cores diferentes para cada cônjuge).

Desenvolvimento: Dar a cada cônjuge um pedacinho da massa de modelagem de cores diferentes. Observar o fato de serem da mesma substância, mas com suas particularidades especiais. Orientar a mistura dos dois pedaços, pelo casal. Apos rápidos comentários sobre o resultado da junção (uma só cor; mescla; uma cor mais em evidencia etc...). Pedir para o casal que, agora,SEPAREM as massas que receberam. Verificar a impossibilidade, reafirmando o princípio estudado.
Reflexão: Depois que uniram não há mais como separar, aquilo que o Senhor uniu o homem não separa.Essa dinâmica pode ser feita por um casal apenas, o orador convida ou sorteia um casal e explica o princípio de uma só carne através da dinâmica, após pode dar uma lembrança ao casal participante . Se preferir convida vários casais.

Dinâmica nº8


DEMONSTRANDO OS SENTIMENTOS
Material:um urso de pelúcia.
Desenvolvimento: formar um círculo com todos os casais e passe o urso de mão em mão, e pedir para a pessoa que estiver com o urso nas mãos falar em voz alta o que tem vontade de fazer com o urso, e ir passando um por um e falando, até chegar no último. Ao final pedir para a pessoa fazer com o seu Conjuguê o que disse que queria fazer com o urso.
OBJETIVO DA DINÂMICA:
Mostrar aos casais que muitas
vezes não mostramos ao outro nossos sentimentos
por ele, esta dinâmica é bem descontraida serve de motivação para os casais.
Fonte: Internet

5 comentários:

  1. Deus continue abençoando este Blog,amei as sugestões para as brincadeiras,vamos usá-las no nosso encontro que acontecerá neste final de semana!!!

    ResponderExcluir
  2. goatei do blog muito legal e as brincadeiras sempre respaldadas na palavra!

    ResponderExcluir
  3. achei muito proveitosas e abençoadas as brincadeiras, tambem estou me dedicando a aprender mais e mais da vida com cristo,

    ResponderExcluir
  4. Adorei a do ursinho e vou usar na próxima reunião de casais em nossa Igreja. Na reunião passada fiz uma em que um dos conjuges ficava vendado e o outro tinha as mãos atadas com fita durex grossa (madei que juntassem as mãos e passei a fita em volta dos dedos). Dei um copo plástico na mão de quem estava com a venda e em um lado da sala tinha um pacote com pedrinhas de aquário e do outro lado da sala vários cópos em que eles tinham que colocar as pedras em apenas um. No meio do caminho coloquei vários obstáculos e pedi que o conjuge que estivesse com a mão amarrada guiasse seu parceiro apenas com comandos para que enchesse o copo com pedras e passasse pelos obstáculos, sem deixá-lo cair e encher o outro como do outro lado da sala. Foi muito engraçado, alguns tiraram de letra, outros ficaram perdidos, alguns tropeçaram e as risadas foram intensas. Reflexão: Como anda sua a comunição entre o casal? Será que conseguimos entender o que o nosso conjuge expressa através de palavras e atitudes? Em meio aos obstáculos que encontramos pela vida temos sido temos andado em uma só direção. Dei o exemplo também de que quando uma família está firmada no Senhor, mesmo que um caia, o outro o ajudar a passar pelas dificuldades. Um Abraço e fique na paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Amei, parabéns, nunca deixe de atualizá-lo!

    ResponderExcluir