quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Escatologia parte 1

1.AS DEFINIÇÕES
ESCATOLOGIA ( grego=eschatos, "último", e logos, "assunto", ou seja, "a doutrina das últimas coisas"). A Escatologia Bíblica diz respeito não apenas ao destino do indivíduo, mas também se preocupa com a história. Isso se deve ao caráter particular de revelação da Bíblia.O conteúdo dessa revelação não se limita as verdades acerca do caráter e dos propósitos de Deus , mas inclui igualmente suas ações redentoras na história, bem como a palavra inspirada, que interpreta a significação dessas ações. Visto que Deus é o Senhor da história, a consumação da obra redentora de Deus, incluirá a redenção da própria história.
"ENTRETANTO, o Espírito Santo nos diz claramente que nos últimos tempos alguns na igreja se desviarão de Cristo e se tornarão seguidores de mestre com ideias de inspiração diabólica" 1Tm. 4.1. Alguns falsos ensinadores têm introduzido no meio do povo de Deus ensinos deturpantes sobre as coisas que ainda hão de acontecer. É de lamentar que essas heresias têm desviado muitos cristãos que por sua vez perdem o gosto pelo verdadeiro ensino, contido nas Sagradas Escrituras, concernente ao futuro.
O estudo da Escatologia requer muita atenção e cuidado para não entrar na classe dos falsos mestres que Paulo enfatizou que, nos últimos tempos surgiriam.

Não é difícil o estudo sobre Escatologia, desde que o estudante dedicado busque a orientação de Deus que por sua vez iluminará a mente do seu discípulo. Uma coisa é certa: o Espírito Santo é o único e verdadeiro intérprete que merece toda a nossa confiança, no que tange a todo o conteúdo plausível da Bíblia Sagrada.
1.1 A IMPORTANCIA DO ENSINO ESCATOLÓGICO

A Escatologia Bíblica tem sido negligenciada em muitos púlpitos causando um enorme prejuízo a igreja do Senhor. Há muitos pregadores enganados ensinando o que não convém (Tt 1.11) por falta de conhecimento. Ensinam que o INFERNO é no sol, outros estão pregando que Jesus desceu ao Inferno e ao chegar lá derrubou a porta do inferno a pontapés para tomar a chave de Satanás. No estudo da escatologia bíblica, é de caráter fundamental, Ter o cuidado em não apresentar falsas interpretações, evitando, com isso, questionamento e especulações. Deus nos adverte dizendo que devemos "manejar bem a Palavra da verdade."(II Tm.2.15). "Porque a visão é ainda para o tempo determinado, e até ao fim falará e não mentirá; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará".(Hc.2.3). Os motivos reais de termos pessoas com tantas dúvidas e pregadores e ensinadores que não são ortodoxos na sua apresentação de ESCATOLOGIA, produzindo interpretações absurdas do texto bíblico são:

a)FALTA DE AFINIDADE DO CRENTE COM O ESPÍRITO SANTO – Daí, falta introspecção espiritual( 1 Co2.10,14 ) . A bíblia foi produzida pelo Espírito Santo, portanto não devemos pensar que podemos entendê-la só por sermos antigos na fé, por sermos intelectuais, Jovens, etc. O Espírito Santo é o interprete real da escritura.

b)FALTA DE APLICAÇÃO DO TEXTO BÍBLICO NOS SEUS VARIADOS ASPECTOS – Falsa aplicação quanto a povos bíblicos; quanto a tempo; quanto a lugar; quanto aos sentidos do texto; quanto a mensagem do texto; e quanto a procedência da mensagem do texto. Tudo isto em relação ao assunto que estamos estudando no momento ( ESCATOLOGIA ). A correta aplicação da Palavra de Deus é: " ...maneja bem a palavra da verdade" ( 2 Tm 2.15 ) e para manejá-la bem é necessário considerar vários aspectos de aplicação já mencionados. É dever de TODO OBREIRO do Senhor, manejar BEM A PALAVRA DA VERDADE. Tanto é réu o corruptor da sã doutrina, como o omisso nela.

c)CONHECIMENTO BÍBLICO DESORDENADO – Há crentes em nossas igrejas, portadores de um admirável conhecimento bíblico, mas infelizmente, por falta de estudo sistemático dos assuntos bíblicos, esse conhecimento deles é vago, solto, sem sequencia, desordenado, tipo catálogo de telefone, onde uma informação nada tem haver com a outra. Dá pena, mas é verdade! É conhecimento Bíblico mas, assimétrico.

d)CONHECIMENTO ESPECULATIVO – Isto é, conhecimento que é apenas especulação do intelecto humano ( 1 Co 2.14 ). Especular é querer saber apenas para saber, mas sem qualquer intenção de glorificar a Deus, de consagrar a vida a Ele, e muito menos de obedecer a Sua vontade. Há muita diferença de "amar a Sua vinda" ( 2 Tm 4.8 ) e especular sobre sua vinda.
continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário