segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Atividades Berçário


Atividades Berçário
Estimulação Motora
Estas aulas acontecem semanalmente nos dois períodos do dia (manhã e tarde), tanto para a Fase I (de 4 a 8 meses) quanto para a Fase II (acima dos 8 meses)

Objetivo geral:
Observar o desenvolvimento da criança em relação aos padrões para a faixa etária. Oferecer variações de estímulos para atingir melhoras significativas em seu desenvolvimento.

Conteúdos:

1) Estimulação auditiva: Músicas / Sons
Objetivo: Reconhecer diferentes sons; explorar diferentes sons produzidos por instrumentos feitos de sucata e pela manipulação de objetos de convívio diário; imitar sons de animais, avião, chuva, etc.
Estratégia: Através de estímulos sonoros com auxílio de músicas, brinquedos que produzam sons como (latinhas, guizos, toquinhos de madeira, chocalho de garrafa plástica, folhas, etc).

2) Estimulação viso-motora: Manipular objetos (segurando, empurrando, puxando, jogando, etc.) como bolas, bambolês, bexigas, brinquedos puxados por um fio, entre outros.
Objetivo: Aprimorar a coordenação motora grossa e fina através da manipulação de diferentes objetos; fortalecer membros superiores.
Estratégia: Através de estímulos com auxílio de bolas de diferentes tamanhos, brinquedos, potes com tampas, saquinhos de grãos, bambolês, etc.

3) Estimulação motora: Rolar / Rastejar / Engatinhar / Andar / Correr / Saltar
Objetivo: Expressar diferentes formas de deslocamento segundo a sua necessidade; explorar o espaço a sua volta; aprimorar o andar e o correr evoluindo para o ato de saltar.
Estratégia: Através de estímulos com auxílio de corda, bola grande, banquinhos, cama elástica, colchonete, rolo grande, materiais de espuma (rampa, escada, túnel).

4) Estimulação sensória - motora
Objetivo: Explorar através dos órgãos dos sentidos (tato, visão e audição).
Estratégia: Através de estímulos com auxílio de saquinhos coloridos com diferentes materiais dentro, tapete das sensações, objetos de encaixe, brinquedos de montar e desmontar, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário