sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Jesus, meu super Herói

História I

Textos para referência: Mateus 8:23-27; Marcos 4:35-41; Lucas 8:22-25
Versículo Chave: "Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?" (Mateus 8:27 b)
Pregação:

Existem e se criam muitos Super-heróis. Na TV podemos assistir a vários e eles têm super poderes, são fortes, são rápidos, voam...
Hoje iremos ouvir 
uma das histórias de um Super-herói que tem muitos poderes Ele não é como aqueles que você conhece, que só tem poderes dentro da TV ou do Gibi. Essa história que aconteceu de verdade!
e depois disso convidou seu discípulos  para irem de barco com Ele ao outro lado do lago E enquanto estavam atravessando Ele  dormiu e de repente começou uma grande tempestade e um vento muito forte começou a soprar sobre o barco (faça sons de trovões e ventos), ventava muito e por isso as ondas subiam por cima do barco.Todos estavam correndo perigo e aquele Super-herói continuava dormindo enquanto o barco se enchia de água . Foi aí que seus discípulos, já não sabendo mais o que fazer resolveram acordá-lo,  então disseram a Ele: Mestre, mestre, acorde! Nós vamos morrer!!! (Jesus levanta-se) E Ele acordando disse ao vento e ao mar: cala-te aquieta-te (E o vento parou e o mar ficou calmo Depois disso, Ele se aproximou dos seus discípulos e disse: porque são tão tímidos e têm tão pouca fé?
E seus discípulos admirados e temendo começaram a dizer uns para os outros Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?
(coloque as crianças sentadas próximas a você) Os Super-heróis criados e que conhecemos da TV ou de Gibis são fortes, têm super poderes, são rápidos, voam... Porém todos eles são limitados e tem uma ponto fraco (o Super Homem é sensível a Criptonita; a Mulher Maravilha fica descontrolada
 emocionalmente em alguns dias do mês, além de viver cansada pois trabalha fora e ainda cuida da casa; o Homem Aranha as vezes é imaturo e além disso, vive cansado por não focar-se em suas tarefas, por isso comete alguns deslizes... 
) além disso eles não existem, não são reais, são criados pelo homem.
Crianças só existe um Super-herói e saiba que só Ele tem toda a força, todo o poder, todo o domínio, só Ele pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, pode ver todas as coisas e resolver qualquer situação. Esse Super-herói não tem ponto fraco. O nome dele é Jesus. Ele sim é nosso verdadeiro Super-herói, nEle a gente pode confiar.



História II

Para a pregação vamos precisar de alguns bonecos de heróis (Homem-Aranha, Batman, Super-Homem, etc...), vamos precisar também de um boneco de criança e de uma imagem de Jesus. Conheça um pouco sobre a história dos heróis que você escolher para não se atrapalhar quando estiver com as crianças.


Hoje quero contar uma história para vocês, é a história do Juquinha. O Juquinha era uma criança alegre, brincalhona, cheia de amiguinhos e amava todo mundo. Era obediente, educado, adorava ir à missa e brincar no parque. Certo dia, Juquinha percebeu que algo estava errado no mundo porque as crianças começaram a mentir, a brigar, a falar palavrão, a desobedecer... Ai credo, que horror! Juquinha percebeu que as crianças, e os adultos também, começaram a fazer um monte de coisas erradas. Ele percebeu que as pessoas estavam mergulhadas no pecado.
Como Juquinha era um menino muito bom, ele resolveu ajudar e saiu à procura de um Super Herói que pudesse ajudar. Ele queria um Super Herói indestrutível, que estivesse sempre pronto para ajudar e amar a todos e que fosso muito, muito, mas muito especial. No meio da sua busca, Juquinha se lembrou de um Super Herói que ele adorava, era o Homem Aranha.(Mostrar o boneco do homem-aranha.) O Homem Aranha solta teia como uma aranha de verdade, escala paredes, pula de prédio em prédio... esse era o herói perfeito. Juquinha saiu correndo à procura do Homem Aranha, mas Juquinha se lembrou que uma vez, o Duende Verde, o inimigo do Homem Aranha, quase matou ele. Juquinha se lembrou que o Homem Aranha poderia morrer se fosse atacado por um inimigo e desistiu. O Homem Aranha não era forte o suficiente.
Juquinha começou a pensar em outro herói para ajudá-lo. Pensou, pensou e se lembrou do Batman. Esse sim era bom! Voava, tinha um cinto com um monte de coisas legais, tinha um super carro, lutava contra o crime... mas era humano, poderia envelhecer, se cansar, ou até mesmo morrer. Esse também não servia.
O bom menino, ainda com muito vontade de ajudar as pessoas e de encontrar um Super Herói, começou a vasculhar a sua mente, e se lembrou do Super Homem. Esse ia servir. Ele era alto, valente, corajoso, voava, tinha visão raio X, soltava laser pelos olhos, nada o destruiria, exceto a Criptonita... que decepção. A criptonita, uma pedrinha verde e super radioativa poderia destruir o Super Homem. O Juquinha se entristeceu, esse também não servia. Ele logo começou a pensar, que não iria conseguir ajudar. Será que não existia alguém que poderia livrar o mundo do pecado?
Juquinha sentou no chão, e começou a chorar. Ele se sentia tão sozinho. Mas aconteceu que no coração do Juquinha, uma luz se acendeu. Ele se lembrou, que certa vez ele estava no grupinho de oração, e lá ele ouviu falar de um tal Jesus, que morreu na cruz para salvar a todos. Juquinha logo pensou que esse tal Jesus podia ser um herói. Ele não voava, não tinha visão laser, não fazia parte da Liga da Justiça... Mas, Ele era Deus, Filho de Deus Pai. Era a segunda pessoa da Santíssima Trindade e tinha vindo ao mundo com a missão de salvar a todos. Era um ser humano, fazia tudo o que um ser humano fazia como comer, andar, falar, tomar banho, até chorar ele chorava. Ele só não experimentou o pecado. Viveu parte da sua vida ensinando as pessoas sobre o que é certo e o que é errado, ensinou sobre as coisas de Deus. Ele era o caminho, o único caminho para chegar ao céu. Foi condenado à crucificação, apanhou, sofreu muitas dores, foi crucificado e morreu. Ele só aceitou isso tudo, porque amava a todos, mesmo os que Ele não conhecia e aqueles que não gostavam Dele. Jesus morreu, mas após três dias Ele ressuscitou e subiu para o Céu e está sentado á direita de Deus Pai. Até hoje, mesmo tendo sofrido tudo, Ele ainda nos ama e quer nos salvar. Jesus é o nosso Super Herói, Ele é nosso Salvador.
Após pensar nisso tudo, Juquinha percebeu que Jesus é o mais que demais, é o Herói dos Heróis, nada pode destruí-lo, nem a morte. Jesus foi a única pessoa que conseguiu vencer a morte. Juquinha se ajoelhou e conversou com Jesus. Contou a Ele tudo o que estava acontecendo e pediu que Ele o ajudasse. Jesus, com toda a sua misericórdia e bondade, disse para Juquinha:”__ Meu amiguinho, Eu estou contigo e nunca te abandonarei. Ensine as pessoas que o pecado não é bom e fale de mim para elas. Ensine às crianças que eu quero ser o Super Herói da vida delas.”
Hoje, Jesus quer ser o herói da sua vida. Você o quer como seu Super Herói? Fecha seus olhinhos, e converse com Jesus. Conte à Ele como está a sua vida, a sua casa, a sua escola... Diga a Ele que você o quer como o Herói da sua vida, que Ele é o seu Rei, o seu único Senhor...
 
HistóriaIII
 
UM SUPER HERÓI DE VERDADE


BABI: Carol! Carol! 
CAROL: oi, Babi! 
BABI: Vai lá em casa hoje assistir a um filme sobre super-herói. 
CAROL: Puxa, Babi! Vou sim, obrigada por me convidar. E qual é o nome do filme que vamos assistir? 
BABI: Eu ainda não sei, mas o meu pai vai trazer o melhor. 
CAROL: Que bom! Vou falar com a minha mãe, e logo estarei lá! Tchau! Já estou indo lá! (SAEM DE CENA. DEPOIS VOLTAM AS DUAS) 
BABI: Você gostou do filme, Carol? 
CAROL: Gostei! Foi emocionante! 
BABI: Viu aquela cena em que a malvada feiticeira foi presa com sua própria armadilha? E a parte em que o grande herói salvou aquela menininha? 
CAROL: É legal! Pena que nada daquilo é verdade. 
BAB!: Tudo parece tão real que faz a gente acreditar que é verdade. 
CAROL: Eu tenho um super – herói de verdade.
BABI: Ah! Já sei, é o seu pai. Eu também sempre digo que meu pai é um super-herói. Ele é formidável! 
CAROL: Eu acho o meu pai superlegal, mas tem um outro que é super. Eu gosto muito dEle. 
BABI:E quem é este super de quem você é fã? 
CAROL: Eu sou fã de Jesus. Ele é o melhor.
BABI: Eu ainda não o vi na televisão e nem nas revistas. 
CAROL: Você precisa conhecê-Io melhor e ler um livro que tem lindas histórias sobre Ele.
BABI: E o que Ele faz assim de tão especial? 
CAROL: A história conta que mesmo, sendo rico, se fez pobre para ajudar a humanidade. Ele é o Rei dos reis, Senhor dos senhores e não é de mentira, como os heróis da televisão. 
BABI: Eu não sabia que existia um super-herói de verdade. 
CAROL: A Ele foi dado poderes e Ele faz milagres e maravilhas. Além disso, sempre ouve e ajuda qualquer pessoa com problemas. 
BABI: Puxa! Que legal! Ele livra as pessoas do perigo. 
CAROL: Claro, Ele pode tudo! O livro conta que, certa vez, Ele salvou um povo da escravidão e de um homem muito malvado, chamado Faraó. Ele também fez o mar se abrir só para um povo passar a salvo e escapar dos soldados que os estavam perseguindo. 
BABI: Emocionante! Já pensou um grande mar se abrindo só para a gente passar, caramba! E aí? Continua! Conta mais! 

CAROL: Certa vez, as pessoas que não gostavam dEle o crucificaram numa cruz. Elas achavam que estava tudo acabado e que não tinha mais jeito. Até riram dEle. Os seus inimigos achavam que ele tinha sido derrotado, e diziam: Ele morreu; está tudo acabado. Só que eles não sabiam de quem Ele era filho e, quando souberam que havia ressuscitado, ficaram maravilhados. Então reconheceram que aquele era o filho do Deus Todo-poderoso e que recebera todo o poder no céu e na terra.
BABI: Ele virou assombração?
CAROL: Não, mas Ele está em todo lugar cuidando de nós e nos livrando do mal. Como já lhe disse: foi dado a Ele todo o poder no céu e na terra. 
BABI: Até no céu Ele é o Manda – chuva?
CAROL: Sim. Este é o lugar que Ele foi morar. É mais bonito que qualquer castelo encantado. Lá é o verdadeiro paraíso, a cidade da eterna felicidade e tem um valor incalculável. 
BABI: Eu queria conhecer esse lugar onde só há alegria e felicidade. Por que eles não fazem filmes para nos mostrar como é? 
CAROL: Esse filme só vai ser revelado às pessoas que desejam que Jesus seja o seu super-herói de verdade. Só aqueles que o aceitarem como Salvador terão privilégio de conhecer esse lindo lugar. 
BABI: Eu quero que Ele seja meu super herói, para um dia conhecer esse lugar lindo.
CAROL: Vou te emprestar a Bíblia, o meu livrinho de histórias verdadeiras. Você vai ficar apaixonada por Jesus e será sua' fã. 
BABI: Que bom a gente saber que tem um super-herói de verdade e que cuida de nós. 
CAROL: Ele quer cuidar de todos, mas nem todos sàbem o quanto Ele é o melhor, por isso estão sofrendo com super-heróis de mentira, que não podem ajudá-Ias e nem fazer nada por eles. Seria bom se todos lembrassem que existe um super-herói de verdade que nos guarda e nos livra de todo mal. É só aceitar Jesus como Salvador. 
BABI: Agora Jesus é o meu super-herói de verdade, e eu nunca vou querer estar longe dele. 
CAROL: Que bom, Babi! Você vai ver como Ele é maravilhoso! 
BABI: Muito obrigada pelo convite, tchau Carol!
CAROL: Tchau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário