Blog criado para todos que desejam aprender e crescer na graça e no conhecimento de Cristo sejam adultos, adolescentes ou crianças...vamos compartilhar sobre os mais diversos assuntos...
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Jesus: O Caminho para Deus
Jesus: O Caminho para Deus
Com o auxílio desse recurso você ensinará as crianças um pouco sobre a Oração.
Esta placa, nas ruas quer dizer: “Dê a preferência!” Isto quer dizer o seguinte: quando um motorista está andando e vai entrar em outra pista, normalmente mais importante, ele deve dar a preferência, “dar a vez” para quem já está nesta rua, nesta pista. Dar a preferência é muito importante no trânsito. Essa placa foi feita porque era muito necessária.Mas essa placa, como eu lhes disse, também quer dizer alguma coisa para as pessoas que estão sem Deus. Quer
E depois de tudo isto, o que vai acontecer? Bem, há outra placa que ensina sobre isso. Esta é a placa que diz:
"Disse - lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida.
Ninguém vem ao Pai senão por mim." João 14.6
Para o início desse encontro prepare um Grande Semáforo, de preferência com E.V.A, com um cabo para segurar, ou com uma alça que você possa colocar pendurado no seu pescoço. Para o retângulo você poderá utilizar E.V.A preto e 6 círculos: 2 vermelhos, 2 amarelos e 2 verdes. Em cada círculo coloque uma parte de velcro e em cada palavra cole a outra parte. Prepare-o conforme a ilustração abaixo:
parte da frente parte detrás
(Esse foi o Semáforo da Oração preparado pela irmã Sandra da Silva)
Com o auxílio desse recurso você ensinará as crianças um pouco sobre a Oração.
Apresente a parte da frente do Semáforo e pergunte quem sabe o que ele é, para que serve. Depois pergunte o que cada cor indica. Conforme as crianças forem participando com suas respostas vá colando as palavras sobre as cores.
Ensine que assim como o Semáforo tem a função de indicar o que o motorista deve fazer Deus também pode responder nossas orações de maneiras diferentes.
Dê exemplos e vá colocando as respostas correspondentes de Deus para cada tipo de oração.
Convide as crianças para realizarem juntamente com você a Oração Inicial.
Cânticos: Para esse período você poderá preparar o Recurso Visual abaixo:
A mesma Placa Pare que será utilizada na Lição Evangelística pode servir para esse período.
v Cânticos
PARE E PENSE _ Marilene Vieira – Cd Pare e Pense: Cânticos para a Garotada vol.2
ESTOU SEGUINDO A JESUS CRISTO _ Marilene Vieira - Cd Pare e Pense vol.3
BANCO DETRÁS _ Aline Barros & Cia vol.2
Lição Evangelística: Obedeça aos Sinais
Vocês já perceberam que há sinais de trânsito nas ruas? O que será que eles querem dizer?
(Nesse momento pegue as diversas placas de trânsito que você preparou e chame algumas crianças para segurarem à frente da turma. Veja algumas sugestões abaixo)
Cada sinal representa um lembrete ao motorista. Há placas que lembram a quem conduz: Cuidado, escola! Cuidado, curva perigosa! Semáforo logo adiante... Lembretes para que se tome cuidado, a fim de que as pessoas dirijam melhor.
A Bíblia (nesse momento segure a Bíblia e mostre-a as crianças) também fala de alguns lembretes para que as pessoas vivam melhor, quer ver? Olhem esta placa aqui:
Ela quer dizer Pare! Para os motoristas em seus carros e motos, quer dizer que eles devem parar e prestar atenção ao cruzar uma estrada. Mas para as pessoas, com relação a Deus, quer dizer:
“Pare um pouco para pensar na sua vida, pare para pensar em como você está longe de Deus. A Bíblia diz: “Todos pecaram e estão separados da presença gloriosa de Deus.” (Romanos 3.23). O problema é que muitas pessoas nunca pararam para pensar no que isto quer dizer!
Você precisa parar um pouco e pensar que, quando as pessoas estão longe de Deus, elas não vão morar com Ele e não terão a vida eterna. Para morar na vida eterna, você precisa parar para pensar se tem ou não Jesus como seu Salvador. Aí, vem outra placa:
Esta placa, nas ruas quer dizer: “Dê a preferência!” Isto quer dizer o seguinte: quando um motorista está andando e vai entrar em outra pista, normalmente mais importante, ele deve dar a preferência, “dar a vez” para quem já está nesta rua, nesta pista. Dar a preferência é muito importante no trânsito. Essa placa foi feita porque era muito necessária.
dizer: “Dê a preferência ao Senhor Jesus!” As pessoas que não pararam para pensar em Deus não dão a preferência da sua vida a Jesus. Não dão a vez a Jesus, para que ele seja o primeiro. Você precisa dar a preferência a Jesus, precisa dar a vez a Jesus. A Bíblia diz:“Aquele que é a Palavra veio para o seu próprio país, mas o seu povo não o recebeu. Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus.” (João 1.11,12). As pessoas que deram a preferência a Jesus foram chamadas de filhos de Deus. Nestes dois versículos, uns não quiseram dar a preferência a Jesus; outros, sim. Os que deram a preferência a Jesus, Deus lhes deu o poder de se tornarem filhos de Deus.
Bem, dar a preferência a Jesus quer dizer o quê?
As pessoas que estão longe de Deus estão num caminho que não lhes dará a paz. EmProvérbios 14.12 está escrito: “Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte.”
Isto quer dizer que as pessoas se confundem quando não dão a preferência ao Senhor Jesus. Mas, as que dão a preferência a Jesus, percebem que estão no caminho errado e assim fazem um retorno, ou seja, saem daquele caminho e passam a seguir o caminho que a Bíblia ensina. Jesus falou e está escritoem João 5.39: “Vocês estudam as Escrituras Sagradas porque pensam que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que dão testemunho a meu favor.” A Bíblia ensina como voltar, como acertar o caminho com Deus.
E depois de tudo isto, o que vai acontecer? Bem, há outra placa que ensina sobre isso. Esta é a placa que diz:
“Proibido Estacionar.” Muitas pessoas, quando aceitam a Jesus, estacionam e, na estrada que leva a Deus, é proibido estacionar. Alguns dizem: Ah! Já dei a preferência a Jesus, já fiz o retorno, a conversão, agora é só descansar! Mas o que é que é isso! Há muitas coisas para aprender na Palavra de Deus, há muitas mudanças que precisam acontecer em nossa vida! Estacionar neste caminho que leva ao céu é proibido! A Bíblia diz em 2ª Timóteo 3.16: “Pois toda Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.”
Siga em frente, siga com Jesus! Você verá como é bom andar com ele.
No final da Lição será o momento de Fazer o Convite para a Salvação.
As Placas de Trânsito foram feitas pela irmã Sandra da Silva
Fonte:http://karolpoerner.blogspot.com/No final da Lição será o momento de Fazer o Convite para a Salvação.
As Placas de Trânsito foram feitas pela irmã Sandra da Silva
Exercícios de coordenação motora grossa
Faça atividades que envolvam :
Rolar
Dançar
Correr
Pular
Andar
Engatinhar
Subir
Descer
Escorregar
Agachar etc
O parque é um ótimo recurso para o desenvolvimento dessas atividades.
Rolar
Dançar
Correr
Pular
Andar
Engatinhar
Subir
Descer
Escorregar
Agachar etc
O parque é um ótimo recurso para o desenvolvimento dessas atividades.
Exercícios de coordenação motora fina
*Rasgar papel livremente utilizando, de início, papéis que não ofereçam muita resistência ao serem rasgados. • Rasgar papel em pedaços grandes, em tiras, em pedaços pequenos.
*Recortar com tesoura:• Treinar o modo de segurar a tesoura e seu manuseio, cortando o ar, sem papel.• Recortar vários tipos de papel com a tesoura livremente.• Recortar tiras de papel largas e compridas.• Recortar formas geométricas e figuras simples desenhadas em papel dobrado.
*Colar:• Colar recortes em folha de papel, livremente.• Colar recortes em folha de papel, apenas numa área determinada.• Colar recortes sobre apenas uma linha vertical.• Colar recortes sobre apenas uma linha horizontal.• Colar recortes sobre apenas uma linha diagonal.
*Modelar:• Modelar com massa e argila e formas circulares, esféricas, achatadas nos pólos (como tomate), ovais, cônicas (como cenoura), cilíndricas (como pau de vassoura), quadrangulares (como tijolo), etc.
*Perfurar:• Perfurar livremente uma folha de isopor com agulha de tricô ou caneta de ponta fina sem carga.• Perfurar folha de cartolina em seqüência semelhante à proposta para o trabalho com isopor.• Perfurar o contorno de figuras desenhadas em cartolina e procurar recortá-las apenas perfurando.
*Bordar:• Enfiar macarrão e contas em fio de náilon ou de plástico.• De início as contas e o macarrão terão orifícios graúdos e o fio será bem grosso e firme. Numa segunda etapa, o material deverá ter orifícios menores e os fios deverão ser mais finos e flexíveis. • Bordar em talagarça. • Alinhavar em cartões de cartolina.• Pregar botões.
*Manchar e traçar:• Fazer os quatro exercícios seguintes usando inicialmente giz de cera e depois pincel e tinta, lápis de cor e lápis preto.•
Fazer manchas em folha de papel, livremente.•
Fazer manchas dentro de figuras grandes.•
Fazer manchas sobre uma linha.•
Fazer manchas entre linhas paralelas, de início distantes e depois mais próximas.•
Passar andando por dentro de caminhos feitos com cordas estendidas no chão, como pré-requisito para realizar os exercícios que se seguem.• Com caneta hidrográfica passar um traço entre duas linhas paralelas.•
No papel sulfite, entre as linhas paralelas, traçar várias linhas com lápis de cor, cada uma de uma cor (traço do arco-íris).• Traçar linhas sobre desenhos e letras pontilhadas em papel sulfite.
*Pintar:• Pintar áreas delimitadas por formas geométricas e partes de desenhos de objetos.
*Dobrar:• Dobrar folha de papel ao meio, na altura de linhas pontilhadas (horizontais e verticais) marcadas na folha. • Dobrar guardanapos de papel e de pano em retas perpendiculares e diagonais em relação às bordas. • Dobrar papel e montar figuras (cachorro, chapéu, sapo, flor, etc.)
Exercícios Grafomotores:
• Passar o dedo indicador da mão dominante sobre uma reta horizontal traçada pelo educador, com giz, no quadro. Seguir a orientação da esquerda para a direita. • Com o dedo indicador, traçar uma mesma reta no ar, de olhos abertos. Repetir o exercício de olhos fechados. • Passar giz sobre o traço feito pelo educador. Fazer outros traços iguais ao lado.• Pintar o mesmo traço em papel, com pincel grosso e tinta.
*Recortar com tesoura:• Treinar o modo de segurar a tesoura e seu manuseio, cortando o ar, sem papel.• Recortar vários tipos de papel com a tesoura livremente.• Recortar tiras de papel largas e compridas.• Recortar formas geométricas e figuras simples desenhadas em papel dobrado.
*Colar:• Colar recortes em folha de papel, livremente.• Colar recortes em folha de papel, apenas numa área determinada.• Colar recortes sobre apenas uma linha vertical.• Colar recortes sobre apenas uma linha horizontal.• Colar recortes sobre apenas uma linha diagonal.
*Modelar:• Modelar com massa e argila e formas circulares, esféricas, achatadas nos pólos (como tomate), ovais, cônicas (como cenoura), cilíndricas (como pau de vassoura), quadrangulares (como tijolo), etc.
*Perfurar:• Perfurar livremente uma folha de isopor com agulha de tricô ou caneta de ponta fina sem carga.• Perfurar folha de cartolina em seqüência semelhante à proposta para o trabalho com isopor.• Perfurar o contorno de figuras desenhadas em cartolina e procurar recortá-las apenas perfurando.
*Bordar:• Enfiar macarrão e contas em fio de náilon ou de plástico.• De início as contas e o macarrão terão orifícios graúdos e o fio será bem grosso e firme. Numa segunda etapa, o material deverá ter orifícios menores e os fios deverão ser mais finos e flexíveis. • Bordar em talagarça. • Alinhavar em cartões de cartolina.• Pregar botões.
*Manchar e traçar:• Fazer os quatro exercícios seguintes usando inicialmente giz de cera e depois pincel e tinta, lápis de cor e lápis preto.•
Fazer manchas em folha de papel, livremente.•
Fazer manchas dentro de figuras grandes.•
Fazer manchas sobre uma linha.•
Fazer manchas entre linhas paralelas, de início distantes e depois mais próximas.•
Passar andando por dentro de caminhos feitos com cordas estendidas no chão, como pré-requisito para realizar os exercícios que se seguem.• Com caneta hidrográfica passar um traço entre duas linhas paralelas.•
No papel sulfite, entre as linhas paralelas, traçar várias linhas com lápis de cor, cada uma de uma cor (traço do arco-íris).• Traçar linhas sobre desenhos e letras pontilhadas em papel sulfite.
*Pintar:• Pintar áreas delimitadas por formas geométricas e partes de desenhos de objetos.
*Dobrar:• Dobrar folha de papel ao meio, na altura de linhas pontilhadas (horizontais e verticais) marcadas na folha. • Dobrar guardanapos de papel e de pano em retas perpendiculares e diagonais em relação às bordas. • Dobrar papel e montar figuras (cachorro, chapéu, sapo, flor, etc.)
Exercícios Grafomotores:
• Passar o dedo indicador da mão dominante sobre uma reta horizontal traçada pelo educador, com giz, no quadro. Seguir a orientação da esquerda para a direita. • Com o dedo indicador, traçar uma mesma reta no ar, de olhos abertos. Repetir o exercício de olhos fechados. • Passar giz sobre o traço feito pelo educador. Fazer outros traços iguais ao lado.• Pintar o mesmo traço em papel, com pincel grosso e tinta.
COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA E FINA
A coordenação motora da criança é estimulada desde cedo, mesmo que involuntariamente, ou seja mesmo que os pais não tenham esta consciência. Através de movimentos com as mãozinhas para pegar objetos, depois os primeiros passinhos, o rastejar no tapete, tudo isso engloba o desenvolvimento da coordenação motora.
Já em fase pré-escolar a coordenação é ‘treinada’ em atividades especificas para a idade, como exercicios motores de desenhos, simbolos, etc.
Para compreender melhor o significado da coordenação motora veja abaixo uma explicação mais detalhada:
Coordenação motora é a capacidade de coordenação de movimentos decorrente da integração entre comando central (cérebro) e unidades motoras dos músculos e articulações.
Classifica-se a coordenação motora em dois grupos.
- Coordenação motora grossa
Este tipo de coordenação permite a criança dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes.
Ex: andar,correr,saltitar,pular,subir/descer escadas,rastejar, etc.
- Coordenação motora fina
É a capacidade de usar de forma eficiente e precisa os pequenos músculos, produzindo assim movimentos delicados e específicos. Este tipo de coordenação permite dominar o ambiente, propriciando manuseio dos objetos. Ex:escrever,pintar,desenhar,recortar,encaixar,
montar/desmontar,empilhar,costurar,abotoar/desabotoar e digitar.
Já em fase pré-escolar a coordenação é ‘treinada’ em atividades especificas para a idade, como exercicios motores de desenhos, simbolos, etc.
Para compreender melhor o significado da coordenação motora veja abaixo uma explicação mais detalhada:
Coordenação motora é a capacidade de coordenação de movimentos decorrente da integração entre comando central (cérebro) e unidades motoras dos músculos e articulações.
Classifica-se a coordenação motora em dois grupos.
- Coordenação motora grossa
Este tipo de coordenação permite a criança dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes.
Ex: andar,correr,saltitar,pular,subir/descer escadas,rastejar, etc.
- Coordenação motora fina
É a capacidade de usar de forma eficiente e precisa os pequenos músculos, produzindo assim movimentos delicados e específicos. Este tipo de coordenação permite dominar o ambiente, propriciando manuseio dos objetos. Ex:escrever,pintar,desenhar,recortar,encaixar,
montar/desmontar,empilhar,costurar,abotoar/desabotoar e digitar.
terça-feira, 30 de agosto de 2011
Dia da EBD 3º domingo de setembro
Poema
Escola Dominical
Há uma Escola bendita
Onde se aprende a verdade,
Traz a mensagem inaudita
Da graça e da liberdade.
Nesta Escola conhecemos
O que fizeram os heróis,
Cujas vidas bem sabemos
São para nós qual faróis.
Vidas como a de Sansão,
De Moisés e de Josué,
Que nos falam ao coração
E nos incitam à fé.
Uma história tão bonita
É a do jovem Daniel,
De Ruth, a moabita
E do justo irmão Abel.
Também temos a história
Do puro e manso José,
Cujo exemplo, na memória,
Nos mantém sempre em pé.
Uma vida bem formada,
Sempre nela se advinha
De Dorcas, a bem-amada
E de Ester, a rainha.
Vidas assim consagradas
Para a Deus Pai servir.
Muitas mais nos são mostradas,
São exemplos a seguir.
Nesta Escola assim se aprende
A Jesus a gente amar,
Quem não vem se arrepende,
A Deus não vai agradar.
Esta Escola benfazeja,
De valor tão sem igual,
Vive aqui bem nesta Igreja,
É a Escola Dominical!
As 10 Bem-aventuranças da Escola Dominical
1. Bem-aventurado o aluno que não falta a Escola Dominical
2. Bem- aventurado o aluno que está à hora certa, na Escola dominical
3. Bem- aventurado o aluno que traz consigo a sua Bíblia à Escola Dominical.
4. Bem- aventurado o aluno que traz sempre a lição estudada.
5. Bem-aventurado o aluno que pratica o que aprende na Escola Dominical.
6. Bem-aventurado o aluno que dá lição prática na Escola Dominical.
7. Bem-aventurado o aluno que traz outros à Escola Dominical
8. Bem-aventurado o aluno que consagra amor à sua Escola dominical.
9. Bem-aventurado o aluno que contribui com suas ofertas para Escola dominical.
10. Bem-aventurado o aluno que ora com fervor pela Escola Dominical.
A Brincadeira e o aprendizado
Há alguns anos, acreditava-se que o brincar estava muito distante do aprender e que era impossível aprender enquanto se brincava, tornando, assim, os momentos de uma atividade e de outra, separados.
Mais tarde essa idéia foi substituída por outra, onde havia o brincar lúdico e o brincar para ensinar. Nesse momento, acreditava-se que o brincar lúdico era aquele em que a criança nada aprendia, mas se distraía, se alegrava e se animava, enquanto o outro era para o desenvolvimento de habilidades.
Essas idéias ficaram no passado, pois hoje podemos ver que a criança aprende enquanto brinca, desenvolvendo a imaginação, fundamentando afetos, explorando habilidades e fecundando competências cognitivas e interativas. Ou seja, a criança quando brinca estimula a memória, explicita sensações emocionais, desenvolve a linguagem, exercita níveis diferenciados de atenção, explora diversos estados de motivação, fazem vínculo com o mundo real e dão novos significados aos acontecimentos, favorecendo a auto-estima, a interação, a linguagem, a emoção, a atenção, a criatividade e a motivação.
Mais tarde essa idéia foi substituída por outra, onde havia o brincar lúdico e o brincar para ensinar. Nesse momento, acreditava-se que o brincar lúdico era aquele em que a criança nada aprendia, mas se distraía, se alegrava e se animava, enquanto o outro era para o desenvolvimento de habilidades.
Essas idéias ficaram no passado, pois hoje podemos ver que a criança aprende enquanto brinca, desenvolvendo a imaginação, fundamentando afetos, explorando habilidades e fecundando competências cognitivas e interativas. Ou seja, a criança quando brinca estimula a memória, explicita sensações emocionais, desenvolve a linguagem, exercita níveis diferenciados de atenção, explora diversos estados de motivação, fazem vínculo com o mundo real e dão novos significados aos acontecimentos, favorecendo a auto-estima, a interação, a linguagem, a emoção, a atenção, a criatividade e a motivação.
Portanto, deixe seu filho brincar o quanto quiser, brinque também com ele, façam brinquedos de sucata juntos, inventem novas brincadeiras, troquem de papéis, mas não esqueça que nem sempre brinquedos caros e eletrônicos trazem todas as vantagens que um brinquedo simples, ou, até mesmo, sucata, podem trazer, pois trabalham muito a criatividade e o desenvolvimento integral da criança.
Os 10 mandamentos das crianças aos pais
1. As minhas mãos são pequenas: por favor não esperem a perfeição ao fazer a cama, desenhar, atirar e agarrar uma bola.
As minhas pernas são pequenas: por favor abrandem para eu vos poder acompanhar.
2. Preciso de encorajamento para crescer. Por favor sejam brandos nas vossas críticas. Lembrem-se: podem criticar o que faço sem me criticarem a mim.
3. Os meus olhos não vêem o mundo do mesmo modo que os vossos. Por favor deixem-me explorá-lo em segurança. Não me impeçam de o fazer sem necessidade.
4. Os meus sentimentos ainda estão tenros. Não impliquem comigo o tempo todo. Tratem-me como desejariam ser tratados.
5. As tarefas domésticas estão sempre a precisar de ser feitas. Só sou pequeno por pouco tempo. Por favor percam tempo a explicar-me as coisas deste fantástico mundo em que vivemos e façam-no de boa vontade.
6. Por favor não vão “fazer por cima” tudo o que eu faço. Isso dá-me a ideia de que os meus esforços nunca alcançam as vossas expectativas.
Sei que é difícil, mas não me comparem a outras crianças.
7. A minha existência é uma dádiva. Cuidem de mim como é esperado, responsabilizando-me pelas minhas acções, dando-me linhas de orientação e disciplinem-me de um modo afectuoso.
8. Por favor não tenham medo de ir passar fora um fim-de-semana. Os filhos precisam de férias dos pais como os pais precisam de férias dos filhos. É uma bela maneira de mostrarem como a vossa relação é especial.
9. Por favor dêem-me a liberdade para tomar decisões que me dizem respeito. Deixem-me falhar, para que eu possa aprender com os meus erros. Assim, um dia estarei preparado para tomar as decisões que a vida me exigirá.
10. Por favor dêem-me todas as oportunidades para eu aprender e bons exemplos para eu seguir. Assim poderei tornar-me numa pessoa verdadeira, recta e humana.
Educação Cristã
“Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia (Hb 10:25)
Pela graça de Deus, nós pais temos um auxílio precioso na educação dos nossos filhos: a Igreja de Cristo. Refiro-me a comunidade que Deus instituiu em torno da obra de Cristo, a Igreja bíblica e doutrinariamente sadia.
É muito importante que entendamos o papel da Igreja na educação dos nossos filhos, pois sempre correremos o risco de nos equivocarmos.
Os equívocos em relação a Igreja costumam ser relacionados a posições extremadas. De um lado, pais que negligenciam a Igreja, afastando os seus filhos da comunidade cristã e do ambiente eclesiástico. De outro lado, pais que entregam os seus filhos para a Igreja educar. São omissos como pais e acreditam que a Igreja deve fazer o trabalho de educação dos seus filhos.
Uma abordagem correta com relação ao tema é necessária.
Alguns conselhos práticos com relação a Igreja e nossos filhos:
a) valorize a Igreja. Deus criou a Igreja e não há Cristianismo sem participação na comunidade de Cristo (Igreja);
b) frequente a Igreja o máximo que puder, assim nossos filhos seguirão o exemplo e serão beneficiados;
c) leve os filhos as programações de crianças e de jovens que a Igreja promove. Incentive, insista, vá com eles. Não aceite “não quero ir a Igreja”. Não espere também que eles vão sozinhos;
d) nunca arrume programação para os filhos no horário da Igreja (como competições esportivas, passeio regulares e visitas a parentes). Você vai chorar depois quando os seus filhos estranharem a Igreja e gostarem mais das coisas do mundo;
e) não desqualifique nem critique a Igreja na frente dos seus filhos. Eles aprenderam o procedimento errado;
f) frequente as classes sobre educação de filhos e casamento oferecidas pela sua Igreja;
g) ir a Igreja não é opcional. Na casa de gente comprometida com Deus todos os filhos frequentam a Igreja e participam ativamente da comunidade;
h) apoie a disciplina da Igreja quando ela for direcionada aos nossos filhos, não fique “na defesa”. Muitos abandonam a Igreja quando os filhinhos são “tocados”;
i) incentive os seus filhos a terem amizade com pessoas da Igreja. Muito cuidado: gente de fora leva para fora! Educar filhos é tarefa dos pais e não da Igreja. A comunidade ajuda na educação e na formação dos nossos filhos e essa ajuda é muito preciosa.
Não desperdice a Igreja, você vai se arrepender depois!
Filhos crescendo no amor e no ensino do seio da Igreja de Cristo é uma grande bênção com valor incalculável e com grande impacto no futuro deles.
Ministério de crianças, sim
“Ajuntai o povo, os homens, as mulheres, os meninos e o estrangeiro que está dentro da vossa cidade, para que ouçam, e aprendam, e temam o SENHOR, vosso Deus, e cuidem de cumprir todas as palavras desta lei; para que seus filhos que não a souberem ouçam e aprendam a temer o SENHOR, vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra à qual ides, passando o Jordão, para a possuir.” DT 31:12,13.
Salinha, cultinho, inho... nada me irrita mais do que estes termos, não pelo tom carinhoso, mas pelo desprezo que eles vem carregando durante os anos. Trabalhar com crianças é um ministério. Somos chamados, capacitados por Deus para tal. Já posso até imaginar seu pensamento: “_ Opa! Então estou fora, não tenho esse dom para ministrar às crianças!” Se você é pai ou mãe, já foi chamado para este ministério, pois ele começa em seu lar. Se não, procure saber onde Deus lhe quer, qual é seu lugar no Corpo de Cristo. Estou torcendo para ser com as crianças, pois é muito frutífero!
O trabalho com crianças é um ministério específico de cuidado, de apascentar como disse o próprio Jesus quando se referia aos cordeiros, que são os filhotes de ovelhas. “Disse Jesus: Apascente os meus cordeiros” João 21:15. Os professores apascentadores de crianças se dedicam a ajudar aos pais a ensinarem seus filhotes no caminho em que devem andar, para quando crescerem não se desviarem dele. Segundo o dicionário de Aurélio, apascentar significa: doutrinar, ensinar, guiar, pastorear. Nutrir, alimentar, sustentar. Recrear, deleitar, entreter. Aurélio nos dá muitas opções com as crianças!
Nas classes bíblicas da igreja espera-se que as crianças aprendam verdades Bíblicas, e que sejam ensinadas de acordo com suas necessidades e características próprias da idade. Os pais são beneficiados através deste ministério, pois podem participar mais ativamente do culto, enquanto suas crianças aprendem em sua própria classe. Mas atenção! Não vamos confundir os papéis, aos pais cabe a responsabilidade de educar e ensinar a criança a andar nos caminhos do Senhor Jesus. “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te” (DT 6:6, 7). “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor” (EF 6:4).
A principal função do professor, é servir de modelo para seus alunos - seus discípulos, (Mateus 28: 19,20; Atos 1:8). Pois “o veículo do ensino mais poderoso, é a pessoa humana, que vive o que prega” (CECED). Se você está disposto a servir o Senhor neste ministério, então pode ser um apascentador de crianças, ou seja, pastorear os cordeiros (filhotes de ovelhas). As crianças precisam ter uma referência, por isto, o rodízio de professores não é benéfico. Cada classe precisa de alguém responsável, ou uma dupla, para cuidar e apascentar cada faixa etária, com suas características e necessidades específicas. Assim, estes obreiros serão os apascentadores destes pequeninos, cumprindo a ordem de Jesus em Jo 21.15.
O professor é um ajudador para os pais na tarefa da educação cristã, que é a mais importante de todas. Ensinar uma criança a andar nos caminhos do Deus verdadeiro deve ser prioridade na vida dos pais cristãos. Deve ser mais importante que carreira, status, estudo ou qualquer outra coisa. Nosso alvo deve ser: Criar a imagem de Jesus Cristo em nossas crianças, nossos discípulos.
A igreja que valoriza e respeita as crianças, demonstra isto através do espaço e investimento que dedica a elas. Envolva-as na igreja de Jesus Cristo antes que o mundo as envolva em seu sistema satânico.
Objetivos e propósitos
O principal objetivo do ministério com crianças é ensinar a Palavra de Deus, a Bíblia, tendo Jesus como ponto principal do seu ensino, visando a salvação e o crescimento espiritual do aluno, desde criança até adulto. Através deste ensino, transformar a vida da criança. Vida esta, que deve expressar no meio em que vive, a fim de levar Cristo a outros, visando o crescimento do Reino de Deus.
Tenho utilizado os seguintes alvos para o ministério com crianças:
Alvos para o ministério com crianças
Que as crianças tenham uma experiência real e pessoal com seu amigo e salvador Jesus, dentro dos limites do seu desenvolvimento.
Que o ambiente da escola bíblica seja cheio de atrativos. Um recanto alegre, seguro e divertido, onde aprendam fazendo, tendo assim, motivação para boa freqüência.
Que as crianças aprendam a Palavra de Deus por princípios, enfatizando vida abundante e transformadora
Motivar a criança a assumir compromisso com o que aprendeu, aplicando isso em seu dia a dia, abrangente a todas as áreas de sua vida
Resumindo: salvação, crescimento e serviço.
Estes são alvos que devemos perseguir sempre, em unidade, pensando no melhor para as crianças. Acrescente a estes alvos específicos de acordo com as necessidades e realidade de sua igreja. E se fizermos com amor, da melhor maneira possível, o senhor nosso Deus nos dará a devida recompensa. “Portanto meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor o vosso trabalho não é vão”. 1 Co 15.58.
Nossas igrejas devem ser motivadas a e investir no ministério com crianças, pois os resultados são eternos. É necessário que avaliemos nossas prioridades, nossos alvos , nossos métodos e nossos preconceitos. Precisamos começar nossa reflexão sobre a educação cristã infantil com base no ensino eficiente. Precisamos ver o bom - avaliá-lo e ver se não é possível melhorá-lo. Devemos fazer um exame minucioso em nosso processo didático de atividades e se necessário, mudanças, para que possamos alcançar nossas metas e nosso alvo principal: formar o caráter de Jesus nas crianças, nossos discípulos.
Para alcançarmos o propósito de ter uma escola bíblica com qualidade e unção, precisamos fortalecer os relacionamentos, trabalhando com simplicidade, caráter, unção, buscando capacitação contínua, transparência, criatividade, coragem e amor... Muito amor! Eis o desafio de todos nós, educadores, ministros da Palavra de Deus.
As dificuldades e desafios virão, com certeza! Diante delas é preciso humildade para reconhecer nossas limitações, e coragem para vencer obstáculos. O conflito é nossa matéria prima. Cabe-nos transformá-los em vitórias. É isto que nos ensinou o Mestre dos mestres. Ao longo do ministério de Jesus Cristo as pessoas o reconheciam como mestre, capaz de transformar água em vinho, tristezas em alegrias, doenças em glórias para Deus... Jesus passou a maior parte de seu ministério ensinando verdades espirituais e curando as pessoas de seus males. Quão grande privilégio é poder seguir os passos de nosso Senhor Jesus!
Ser mestre é seguir investindo no Reino de Deus, acreditando e valorizando as pessoas. Ser professor é ser modelo, exemplo de vida. É dedicar-se ao máximo no ensino. É ver a transformação que a Palavra de Deus efetua na vida das pessoas que a recebem, promovendo felicidade! Ser discipulador é amar as sagradas escrituras, assim como Esdras, dar-se por ela em amor ao próximo, para que o mundo veja que somos discípulos de Jesus. É se lançar como instrumento de Deus, para transformar as vidas de crianças, jovens e adultos.
Ser professor é ser privilegiado. A recompensa é certa! “Quem obedecer à lei e ensinar os outros a fazerem o mesmo será grande no Reino dos Céus”. Mt 5.9 (BLH).
Alexandra Guerra Castanheira.
E-mail: alexaguerra76@hotmail.com
Pedagoga e ministrante de cursos para educadores
Preciso de alguém para cuidar de crianças
“ Preciso de alguém para cuidar das crianças”…
Este apelo, é feito constantemente em algumas igrejas . Você já ouviu ?
O crescimento das igrejas evangélicas têm sido extraordinário, graças a Deus!
E, com isto, os Departamentos estão sobrecarregados, um deles é o Infantil.
Então surge o famoso apelo: “Alguém gostaria de trabalhar para o Senhor com as crianças? ” Geralmente há um pequeno silêncio, e logo após algumas pessoas se manifestam timidamente.
Estes apelos são comuns nos boletins das igrejas e nos murais de avisos .
As vezes até os adolescentes são convocados para cobrir a falta dos professores.
Mas esquecemos que os adolescentes também precisam de um trabalho especial para que tenham um encontro com o Senhor Jesus.
Poucos são os que atendem o chamado para este ministério.
Então, após o apelo é hora de recrutar…
Quando os voluntários entram nas salas e se deparam com as crianças, muitos não voltam, porque reconhecem a dificuldade do trabalho.
Já encontrei crianças, na minha pequena experiência , que jogavam cadeiras pela janela, praticavam golpes de judô e karatê com os colegas, mordiam e davam cabeçada nas tias…
Era uma classe abençoada! Com o passar do tempo e com as atividades ficaram mansas e conheceram o Senhor Jesus .
Hoje, o quadro ainda não mudou nas igrejas .
Fico pensando… Quem são os pais destas crianças? Qual a relação que elas têm com os adultos da família? Por que elas estão sempre se defendendo?
Não é necessário ser psicólogo para descobrir que as famílias estão precisando de Jesus.
Cabe a Igreja a responsabilidade de prestar ajuda para as famílias que estão chegando.
A liderança da igreja precisa escolher bem seus educadores, eles devem ser escolhidos por Deus, ungidos e bem preparados para este ministério.
Os educadores não devem ser chamados apenas para “tomarem conta” das crianças para que seus pais assistam o culto sem serem incomodados pelos filhos.
A visão têm de ser outra. As crianças estão na igreja para serem evangelizadas, salvas por Jesus e através do estudo da palavra de Deus evangelizem sua família e seus amigos.
As crianças são preciosas para Deus! Não podem ser tratadas de qualquer maneira, colocadas em qualquer lugar, aglomeradas, sem nenhum critério.
As crianças sofrem, muitas através de desenhos, demonstram claramente o que estão passando.
E nós educadores , líderes, o que estamos fazendo? Estamos preparando bem nossas aulas? Temos orado pedindo a Deus orientação?
O inimigo de nossas almas, está investindo pesado na vida das crianças, veja esta epidemia no Brasil, a Dengue , quantas crianças já se foram…
O diabo não é bonzinho com as crianças, ele pega pesado do mesmo jeito que faz com os adultos.
O melhor de sua igreja têm sido para o trabalho infantil? O melhor ventilador?A melhor cadeira? O melhor material? O melhor lanche? Ou qualquer coisa serve porque são só crianças?
Queridos, se você nunca pensou nisto , pense hoje, agora , reaja.
A Bíblia nos deu exemplos de que Deus se importa com as crianças.
Deus usou crianças quando não encontrou adultos para a sua obra.
Deus falou com Samuel, usou a irmã de Moisés para salvá-lo, usou Davi para derrubar um gigante, usou um menino com 5 pães e 2 peixes para alimentar uma multidão.
Deus pode usar ainda hoje as crianças para alcançarem suas próprias famílias.
Como no passado as crianças aprendiam desde cedo sobre os preceitos do Senhor, é o nosso desejo que esta prática continue em nossos dias.
“Todo o Judá estava em pé diante do Senhor, como também as suas crianças, as suas mulheres e os seus filhos.” 2 Crônicas 20:13
Fonte: http://tiamilenaoliveira.blogspot.com/
Fonte: http://tiamilenaoliveira.blogspot.com/
Ministério infantil
1o Noção de Ministério:
O primeiro obstáculo que deve ser derrubado quando falamos ministério infantil é entende-lo como tal, ou seja, como ministério.
Atos 6.2-6 nos mostra que os discípulos foram escolhidos por Deus para um ministério, os diáconos por sua vez também foram escolhidos por Deus no entanto para um ministério diferente dos discípulos. Em Efésios 4.11-12, Paulo mostra que uns foram chamados para apóstolos, outros para profetas, ensino etc. Enfim todos temos somo chamados para um mistério específico e temos que encara-lo como tal.
Este é o ponto de partida, pois se você não é chamada(o) para este ministério então não pode realizado plenamente.
Pensando assim algumas coisas são esperadas das pessoas que são chamadas:
As pessoas que são chamadas buscam orientação de Deus para seu ministério.
As pessoas que são chamadas buscam dar o exemplo (se tornar padrão).
As pessoas chamadas são submissas e dispostas a trabalhar
As pessoas que são chamadas dão seu máximo.
2o O Material:
Após compreendermos o que é ministério e sabermos no que isso implica podemos então começar organizar o nosso trabalho como professores no ministério infantil.
O Material deve ser escolhido com muito critério, mas aqui não pretendo demonstrar como escolher o material a ser utilizado e sim demonstrar como utilizar o material disponível.
A seguir seguem algumas dicas de como aproveitar ao máximo o material disponível.
Pensar ---------> Criar ---------> Aperfeiçoar
Pensar:
Pensar exige tempo. Exige que nos debrucemos no material para compreende-lo e avaliar suas possibilidades. O resultado de pensar o material é saber o que ele pode nos oferecer.
Criar:
Quando já sabemos o que o material pode nos oferecer, podemos então criar novas ferramentas a partir do material existente para suprirmos nossa realidade. Criar é inventar.
Aperfeiçoar:
Quando pensamos e criamos nos aperfeiçoamos, pois quando realizarmos este processo uma segunda vez teremos mais elementos para realizar um trabalho melhor. Pensaremos com mais facilidade, criaremos com mais habilidade.
A revista não corresponde totalmente a sua realidade.
Conheça os alunos.
Quem são? Como vivem? Quem são seus pais? Qual tipo de relacionamento tem em casa?
3o Criatividade e Entusiasmo:
A criatividade cresce!
Nossa criatividade cresce, quando começamos a exercita-la. É certo afirmar que algumas pessoas tem uma mente mais “fértil” que outras, mas muitas vezes isso não é herança genética e sim o resultado do exercício da criatividade a muito tempo.
A criatividade é o poder de “criar”, no entanto é um mito achar que “criar” é algo especifico de algumas pessoas, ou que cria-se a partir do nada. As pessoas que são geneticamente mais inclinadas para a criatividade terão uma facilidade maior em criar, mas isso não quer dizer que só elas tem habilidades para criar, o que somente elas podem criar. Nada se cria do nada, para criarmos alguma coisa precisamos partir de algum ponto existente, ou seja, da observação do que já existe. Desta forma qualquer pessoa pode criar, basta aprender a observar o que já existe.
Segue alguns passos para aprendermos a criar:
Observar ---------> Avaliar ---------> Equalizar ---------> Criar/utilizar
Observar:
Observar é notar aquilo que dá certo em outras realidades. Realmente é observar aquilo que achamos “legal” e poderia ser aplicado ao nosso minsitério.
Avaliar:
Depois de observamos devemos avaliar até que ponto aquilo que achamos “legal” para nosso ministério é realmente algo aplicável.
Equalizar:
Na maioria das vezes uma avaliação correta chega a conclusão que nem tudo o que foi observado é aplicável, ou até mesmo possível naquele determinado momento. Muitas vezes o observado depois avaliado resulta em poucas idéias que realmente podem ser utilizadas. Então devemos equalizar estas idéias ao nosso contexto para que elas sejam aplicáveis, e realmente possam ser utilizadas no mistério.
Criar/Utilizar:
Depois de equalizar observaremos que as idéias aplicáveis não dão conta de toda a realidade existente pois se vierem sozinhas poderam atrapalhar mais do que ajudar. Então após observarmos, avaliarmos, equalizarmos, ao juntarmos estas informações então podemos então criar algo novo.
Este novo será a junção das idéias aplicáveis com a realidade existente. O novo pode mudar totalmente a realidade existente no ministério ou aperfeiçoa-la.
Após o trabalho de criação estar concluído então podemos utilizar aquilo que foi criado, aqui podemos ter algumas surpresas , pois o “ser criado” pode não ser assim tão bom quanto o planejado ai devemos começar o processo novamente.
No começo o processo de aprender a criar pode parecer apenas que copiamos de outras pessoas no entanto quando mais vezes este processo é repetido mais informações e habilidades adquirimos o que nos possibilita criar algo totalmente novo.
O Entusiasmo está relacionado com seu chamado!
Fazemos com entusiasmo aquilo que gostamos. Para trabalhar no ministério infantil o entusiasmo é muito importante, pois sem ele não conseguiremos acompanhar o ritmo “exaustivo” que o ministério nos pede.
Aqueles que não tem chamado para o ministério infantil dificilmente conseguiram manter-se entusiasmadas frente as dificuldades e não agüentaram este ritmo “exaustivo”, assim vindo a desistir o realizar o trabalho de forma pífia.
Pré-Aula:
Este momento eu considero o mais importante, pois é aqui que saberemos se nossa aula será boa ou ruim. É neste momento que nossa aula toma forma.
Segue alguns passos para que uma boa aula seja elaborada.
Estude ----------> Pense ------------> Ore --------> Trabalhe
Estude:
Você tem o material em mãos e também a responsabilidade de ensinar, assim estudar deve ser uma rotina, pois só conhecendo bem o conteúdo de sua aula você o pode ensinar de forma convincente.
Pense:
Somente ler o conhecer o conteúdo do material não basta é preciso refletir sobre seu conteúdo, e suas possibilidades, até corrigir algo que seja abordado de maneira errônea pelo material utilizado.
Ore:
Não podemos nos esquecer estamos cumprindo nosso ministério que foi dado por Deus, então devemos pedir a ele orientação e sabedoria para que as pequenas vidas que estaram em nossas mão sejam plenamente edificadas.
Trabalhe:
Após estudar, pensar, e orar comece a elaborar sua aula conforme a sugestão do material e conforme a maneira de ensinar que você criou para aquele determinado assunto.
Seguindo estes simples passos você conseguirá material suficiente para elabora um boa aula.
Trabalhos extras:
Pique-niques, concursos, teatros e apresentações, filmes, sempre incrementam a aula e ajudam a fixar o conteúdo proposto. Além disso essa atividades diferencias ajudam o aluno a estar mais motivado.
Aula:
A aula é a conseqüência de uma trabalho bem feito anteriormente, mesmo assim temos que observarmos algumas coisas durante as aulas.
Um objetivo Central:
Geralmente as revista trazem um objetivo central. É preciso defini-lo para que as aulas caminhem em um mesmo sentido. Desta forma ao final de um período podemos esperar que uma determinada quantidade de conhecimento sejam assimiladas pelas crianças
Qual é a necessidade das crianças?
As crianças têm uma serie de necessidades, resta a nós professores realizarmos uma avaliação cuidadosa para sabermos qual é a principal delas, e então utilizar-se das aulas para supri-las. Isso é importante durante a aula, pois as crianças mudam de humor e disposição dependendo do dia, assim certos tipos de atividades não devem ser realizadas ou realizadas de outra maneira.
Fale do tema pontualmente a aula toda:
Nossas aulas tem um tema, um objetivo a ser alcançado, ajuda muito repetir e fazer com que as crianças repitam durante a aula aquilo que desejamos fixar.
Seja claro e dinâmico:
As crianças não trabalham com o abstrato, então devemos falar de uma maneira que elas possam entender. Sejamos também dinâmico para que elas prestem atenção na mensagem que é ensinada.
Nunca subestime as crianças:
Não subestimemos a capacidade cognitiva e motora das crianças elas podem muito mais do que você imagina.
Traga-as ao seu convívio:
As crianças devem se sentir como suas amigas e você deve trata-los como tal.
Firmeza e Amor:
Como professores cristãos o amor deve reger nossas atitudes, no entanto é preciso fugir de um vicio de muitos dos nossos alunos de EBD: “Agir com amor não é necessariamente ser Papai Noel o tempo todo”. A maioria dos alunos tem a mentalidade de que o professor que ama é aquele que trata com carinho exagerado, que não “dá bronca”, que brinca etc. Talvez porque nós professores muitas vezes deixamos que esta mentalidade crescesse e se desenvolve-se, quando somos duros demais o tempo todo ou carinhosos demais o tempo todo o correto e unir Amor e Firmeza. Tratar com carinho e ser duro quando for necessário vai criando uma nova mentalidade no aluno ele vai saber que nós professores o amamos, mas que ele também deve nos respeitar.
Pós-Aula:
O trabalho com ministério infantil não acaba quando a aula acaba, após a aula é preciso manter um acompanhamento do aluno durante a semana.
Abaixo segue alguns passos que podem nos ajudar:
Manter dialogo com os Pais:
Os pais agora têm papel muito importante, pois eles passam mais tempo com as crianças do que nós professores, por este motivo é muito importante que o professor mantenha um bom dialogo com os pais dos alunos para que estes durante a semana possam continuar o trabalho que você iniciou.
O dialogo com os pais não visa somente as continuidade do ensino visa também resolver problemas de comportamento do próprio filho. O dialogo aberto com os pais sobre o comportamento do filho em sala de aula pode evitar transtornos para o nós professores durante a aula.
Quanto ao comportamento existem casos extremos que nós professores não podemos resolver neste caso o Pastor deve ser informado e com sua ajuda o problema deve ser tratado.
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