terça-feira, 17 de julho de 2012

Significado as bodas de casamento 1-10 anos


Boda ( pronuncia-se "bôda") é a festa que celebra o aniversário de casamento.
Para cada ano, existe um material que representa uma nova etapa:

1 ano : Bodas de papel :
O primeiro ano significa literalmente o começo.O papel é o suporte perfeito para nossas ideias,casa nova, decoração, planejamento...bodas de papel representa a aceitação um do outro, o papel aceita tudo. O papel representa o contrato, os papéis assinados....

2 anos: Bodas de algodão :
Pesquisei e não encontrei significado para essas bodas, porém analisando as características do algodão podemos dizer que simboliza conforto, pois o algodão é uma fibra macia que nos proporciona conforto , em peças intímas por exemplo facilita a  respiração, colchas são bem macias etc.Trazendo para o casamento vc já está mais confortável, pois já passou a fase das adaptações do primeiro ano de casados.

3 anos : Bodas de trigo ou couro :
3 anos é tempo de preparar a terra, ver brotar o trigo e o futuro milagre do pão que os alimentará e fará a vossa ceia ser repleta de paz, união e solidariedade. O trigo é bastante rico e representa a fé, fartura, prosperidade e principalmente união.Que o casal tenha sempre fé em Deus e que Ele os cubra de fartura e prosperidade!
Já o couro é a pele curtida de animais e é um material nobre, por isso também representa fartura, pois não é qualquer um, que usa um casaco de peles, um sapato de couro legítimo....

4 anos: Bodas de flores, frutas ou cera :
A cera é produzida pelas abelhas na transformação do mel, também existe a cera química, que serve para lustrar movéis, automóveis etc. A cera é muito maleável, assim como devemos ser no casamento, maleáveis, a esse tempo já podemos demonstrar o brilho do nosso casamento, já as frutas simbolizam vitalidade e as flores simbolizam beleza e demandam cuidado o que é necessário em toda união matrimonial.

5 anos : Bodas de madeira ou ferro:
A madeira é um material naturalmente resistente e relativamente leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções.A madeira é um produto gerado de forma lenta;à temperatura ambiente o ferro também é um material sólido, porém maleável a altas temperaturas. Assim o casamento com 5 anos de duração é mais sólido , resistente, porém como o ferro deve tornar-se maleável . A madeira e o ferro são mais duráveis, mas ainda estão submetidos ao fogo que consome a madeira e a ferrugem que consome o ferro. Isto significa os primeiros anos de casamento, que embora já tenham a sua estabilidade ainda possuem fragilidades.

6 anos :  Bodas de acúcar ou perfume:
O perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, possui várias fragrâncias, já o açúcar possui como principal característicar o doce, ou seja é usado para adoçar.... bom, 6 anos de casados essa fase significa o doce sabor da vida de casados, companheirismo e cumplicidade ,afinal o açúcar se mistura ao elemento a ser adoçado e o perfume aplicado sobre a pele deixa um perfume delicioso! Significa que mesmo depois de um certo tempo assim como o perfume continua no ar,  o amor continua trazendo sempre boas recordações.

7 anos: Bodas de latão ou lã :
O latão é uma liga metalica altamente resistente a manchas, já  a lã  é um recurso natural renovável, é uma das mais resistentes fibras até hj descobertas, é naturalmente confortável e um ótimo investimento rs
Isso quer dizer que aos sete anos  aunião está bem mais resistente, confortável e vale a pena mais investimentos, ao investir na união você pode contar com durabilidade, conforto e beleza!

8 anos :  bodas de barro ou papoula :
Não achei um significado para essas bodas, mas analisando as características do barro ví que o barro é um material simples, maleável e serve para conservação de água e azeite, a esse tempo de casamento a simplicidade que existe nessa união e a maleabilidade servem para a conservação da união que durará se agirmos dessa forma para sempre!

9 anos : Bodas de cerâmica ou vime :
Também não achei significado para essas bodas , porém entre as caracteríticas da cerâmica está o fato de ser composta por uma mistura de substâncias orgânicas e inorgânicas,sua utilização serve como proteção, conforto e decoração,já o vime é originado de varas moles e flexíveis, sua composição parece delicada mas é robusta, resistente e durável, para esta fase do casamento podemos dizer que embora pareça delicada a união está cada vez mais resistente, confortável, nos sentimos protegidos e a cada dia podemos usar e abusar da criatividade para criar coisas bonitas e que irão durar  nas lembranças do nosso cônjuge.

10 anos : Bodas de estanho ou zinco :
Levando em consideração as características dos metais utilizados para nomear estas bodas, o estanho se caracteriza por ser altamente maleável, possui ponto de fusão bastante baixo, sendo por isso muito utilizado para soldas, sendo que resiste bem a corrosão. já o zinco também resiste a corrosão, é usado como metal de "sacrificio"
na proteção nas ligas de aço e ferro, sendo o primeiro a corroer no lugar dos mesmos. O que podemos tirar a esta altura da vida a dois, é que devido a convivência nos tornamos maleáveis, embora ao mesmo tempo com um ponto de fusão baixo, fervemos em algumas discussões, porém podemos nos sacrificar para proteger metais mais nobres (valores) que perduram mais tempo na relação.

Conclusões baseadas nas características de cada material que representas as bodas.

3 comentários:

  1. Oi encontrei uma lista com os significados. Eu ja tinha visto uma melhor mas nao consigo encontrar novamente mas essa é boa tb,só q eles tentam vender jóias no final hehehehe! :)

    http://www.lorenzojoias.com.br/aliancas-i-12.html

    ResponderExcluir