Blog criado para todos que desejam aprender e crescer na graça e no conhecimento de Cristo sejam adultos, adolescentes ou crianças...vamos compartilhar sobre os mais diversos assuntos...
sábado, 27 de agosto de 2011
A arte de contar histórias
“Contar histórias é uma arte. Uma arte muito antiga. O contador de histórias sempre ocupou um lugar de honra nas sociedades primitivas e na Idade Média. Ele era tão desejado, solicitado e bem-vindo que conseguia ir para qualquer lugar que quisesse.
É por isso que não há exagero nenhum em dizer que quando uma história é bem contada ela marca profundamente a alma do ouvinte.” (Baú do professor, p.39,vol. 5/manual)
E por falar em marcar a alma do ouvinte, temos o privilégio de conhecer o melhor, o maior contador de histórias e mestre no ensino – Jesus Cristo, que tem marcado de forma sobrenatural muitas vidas através dos tempos.
É importante lembrarmos que como filhos de Deus e seus servos, temos o papel não somente de conquistar os pequeninos com métodos eficazes como a exemplo, a contação de histórias, mas devemos também usar os métodos e técnicas como meios para o ensino da verdade – a Palavra de Deus – a qual tem poder libertador, vivificador e transformador.
A Bíblia contém diversos registros que nos mostram os métodos simples, mas maravilhosamente eficientes, utilizados pelo Mestre Jesus, para marcar as almas.
Jesus usou diversos meios para mostrar aos discípulos e as pessoas que O seguiam, quão fácil era a Palavra de Deus de ser ensinada, aprendida e praticada. (Mateus 13.3-33). Simplificando o entendimento daqueles que O ouviam, usando acontecimentos corriqueiros.
Ao ilustrar e visualizar um ensino, Jesus abria as portas do entendimento, para que seus ouvintes enxergassem a verdade ensinada naquilo que era visto e conhecido. (Lucas 15.4-32 a ovelha perdida). Ele utilizou uma criança para ensinar a humildade; lírios para ensinar o cuidado de Deus. Jesus não se deixava desviar do seu objetivo: ENSINAR. (Lc.10.25-37. Bom samaritano).
Jesus considerava uma parábola como um método de ensino importante, e muitas vezes usava situações da vida real como oportunidades para ensinar verdades espirituais (Mt. 12:1-8. Jesus e o sábado). Ele usava o concreto para ensinar o abstrato, que ajudavam os ouvintes a compreenderem conceitos difíceis. ( Jo. 3.8)
O ensino de Jesus era vivo, empolgante, atraente e claro. Portanto, seja como Ele, um fascinante contador de histórias e ensinador da Palavra de Deus. Produza frutos eternos nas vidas das crianças. Deus quer usá-lo para formar caráter cristão fundamentado em Sua Palavra. Você pode mostrar às crianças diversos meios para que compreenda os ensinos contidos nas histórias.
A receita para se tornar um bom contador de histórias é: conhecer as histórias, ler bastante, ler tudo; Preparar a história que será contada; expressar sentimentos bons, ter um coração cheio de amor, ter bons ouvidos, bons olhos;utilizar bem a voz, ter uma língua bem desenrolada; Ter um par de olhos brilhantes, olhar nos olhos das crianças; Ser expressivo com o corpo, com as mãos; Ser bom de improviso, ter uma cabeça cheia de idéias pois, de vez em quando o contador de história é pego de surpresa; Proporcionar um clima agradável; Movimentar-se e ter ritmo; Apreciar e Utilizar repertórios musicais diversificados; utilizar um instrumento musical.
EXERCÍCIOS PRÁTICOS
1. Sentimentos
2. Voz
3. Olhar
4. Expressão corporal
5. Ritmo
VESTINDO O CONTADOR DE HISTÓRIAS
Chapéu, capa, xale, avental, saia, colete, roupa típica, etc.
ACESSÓRIOS DO CONTADOR DE HISTÓRIAS
Malas, bolsas, caixas, baús, etc.
TIPOS DE HISTÓRIAS
Missionárias – histórias relacionadas a missões.
Objetivas – específicas para uma determinada ocasião; para ensinar sobre conduta, moral, etc.
Bíblicas evangelísticas – que contém a mensagem da salvação
Bíblicas de crescimento – que contém verdades bíblicas aplicadas à vida da criança e desafios práticos, visando seu crescimento espiritual.
Ilustrações – histórias que visualizam uma situação prática, sendo verídicas ou não (faz-de-conta, inventadas).
Historietas – pequenas histórias relacionadas ao tema ou ensino proposto, etc.
Outras: contos, fábulas, lendas, etc...
PREPARANDO A HISTÓRIA QUE SERÁ CONTADA
Faça um esquema contendo as seguintes informações:
1. Início da história
• Tempo
• Lugar
2. Personagens principais
3. Personagens secundários
4. Situação Inicial
5. Desenvolvimento – fatos e clímax da história
6. Eventos dramáticos – problemas, soluções, desafios
7. Situação final
Viaje na história antes de contá-la:
1. Sobre o lugar:
• Pesquise e encontre fotos ou gravuras sobre o local onde se passa a história
2. Sobre os personagens:
• Pesquise e trace o perfil físico e psicológico dos personagens
3. Sobre os acontecimentos:
• Divida a história em blocos e marque as palavras-chave de cada evento;
• Entenda o ritmo da história como se estivesse ouvindo uma música clássica.
4. Escolha a forma e os recursos que você poderá utilizar para contar a história.
Prepare o ambiente para a hora do conto:
• Escolha o local. O local deve ser agradável, tranqüilo e bem aconchegante, seja aberto ou fechado.
• Coloque tapetes, almofadas e um som no ambiente (escolha músicas relacionadas à história).
RECURSOS PARA CONTAR AS HISTÓRIAS
Livros, fantoches, palco, teatro de sombras, retroprojetor, sucatas e outros objetos, flanelógrafo, marionetes, gravuras ou álbum sanfonado; álbum seriado; maquete, dramatização; máscaras; cineminha; radionovela; telejornal; etc,
Todos estes recursos fazem parte do mundo infantil. Quando a criança aprende por meio daquilo que lhe é conhecido, o ensino se torna mais vivo e fácil de ser praticado e mais difícil de ser esquecido. No entanto, por mais eficazes e atraentes que possam ser os recursos utilizados, eles nunca deverão ser o centro. Os recursos não podem substituir o que é mais importante – o ensino da Palavra de Deus. (Mateus 4,4)
“Ornamente o seu prato, mas lembre-se de que a comida é o ponto principal a ser considerado e não a ornamentação.” Spurgeon
Fonte:
acaokidstatyamaral.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário